Projeto Mutan / Morsa Taller + Emilia Pascarelli

Projeto Mutan / Morsa Taller + Emilia Pascarelli - Imagem 2 de 38Projeto Mutan / Morsa Taller + Emilia Pascarelli - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Sofá, Cadeira, Mesa, Janela, VigaProjeto Mutan / Morsa Taller + Emilia Pascarelli - Fotografia de Interiores, Cozinha, CadeiraProjeto Mutan / Morsa Taller + Emilia Pascarelli - Fotografia de InterioresProjeto Mutan / Morsa Taller + Emilia Pascarelli - Mais Imagens+ 33

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  105
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Durlock, FV, Isover, Polistore, ferrum
  • Arquitetos Responsáveis: Emilia Pascarelli, Alejandra Esteve
  • Cidade: Villa Martelli
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Projeto Mutan / Morsa Taller + Emilia Pascarelli - Imagem 2 de 38
© Javier Agustin Rojas

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na província de Buenos Aires, Argentina, em um bairro suburbano de baixo gabarito com uma mistura casas e fábricas, funciona o ateliê do Projeto Mutan, uma equipe de designers que trabalha com plástico pós-consumo reciclado transformando-o em objetos de design. A partir da necessidade de incorporar uma área de exposição, reunião e escritório, o projeto incentiva a repensar os espaços de trabalho, buscando sempre uma relação direta com o exterior e propondo um sistema aberto de conexões que variam sua função de acordo com o momento e a necessidade.

Projeto Mutan / Morsa Taller + Emilia Pascarelli - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga
© Javier Agustin Rojas
Projeto Mutan / Morsa Taller + Emilia Pascarelli - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Sofá, Cadeira, Mesa, Janela, Viga
© Javier Agustin Rojas
Projeto Mutan / Morsa Taller + Emilia Pascarelli - Imagem 31 de 38
Planta - Térreo

O ateliê original, inclinado em um lado, a fim de deixar espaço para um abacateiro, se estendia para o fundo do terreno em uma série de espaços fragmentados. A necessidade de manter o funcionamento do ateliê durante o desenvolvimento da obra, juntamente com o orçamento reduzido, foram pontos centrais e determinantes na escolha da materialidade e ações a serem implementadas. A estratégia consistiu em pensar a intervenção como um plug-in multifuncional.

Projeto Mutan / Morsa Taller + Emilia Pascarelli - Fotografia de Exterior, Fachada, Escada
© Javier Agustin Rojas
Projeto Mutan / Morsa Taller + Emilia Pascarelli - Fotografia de Exterior, Escada, Fachada, Corrimão
© Javier Agustin Rojas

Uma estrutura metálica leve que se apoia na construção preexistente incorpora um novo programa e reorganiza o espaço em uma única ação para potencializá-lo. Assim, são formados dois níveis livres sobrepostos: O nível zero que funciona como espaço de articulação, multiuso e de encontro: cozinha / refeitório / serviços, e ao mesmo tempo como extensão do ateliê, com um sistema de fechamentos dobráveis que permite uma continuidade fluida com o exterior.

Projeto Mutan / Morsa Taller + Emilia Pascarelli - Imagem 38 de 38
Axonométrica
Projeto Mutan / Morsa Taller + Emilia Pascarelli - Imagem 15 de 38
© Javier Agustin Rojas

E um andar superior acima da altura da construção original, com relação direta com a copa da árvore, que funciona como um espaço vitrine para a exposição dos objetos e produtos feitos no ateliê, enquanto atua também como área de escritório e reuniões. Tanto o terraço quanto a possibilidade de abertura das laterais recuperam as vistas do bairro e permitem a ventilação cruzada.

Projeto Mutan / Morsa Taller + Emilia Pascarelli - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Javier Agustin Rojas
Projeto Mutan / Morsa Taller + Emilia Pascarelli - Fotografia de Interiores
© Javier Agustin Rojas

Pensamos o volume com a mesma lógica que se concebe um móvel, propondo que seja acionável e modificável pelo usuário dependendo das necessidades: desde o equipamento de serviços, a estante modular expositora cujas prateleiras são retiradas ou adicionadas dependendo do tamanho dos objetos a serem expostos, até os limites dinâmicos com diferentes graus de transparência, sendo dobráveis ou deslizantes, de tecido, plástico, vidro ou com plantas.

Projeto Mutan / Morsa Taller + Emilia Pascarelli - Imagem 27 de 38
© Javier Agustin Rojas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Villa Martelli, Provincia de Buenos Aires, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Projeto Mutan / Morsa Taller + Emilia Pascarelli" [Proyecto Mutan / Morsa Taller + Emilia Pascarelli] 15 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1015476/projeto-mutan-morsa-taller-plus-emilia-pascarelli> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.