Introspecção, elevação, encobrimento: operações arquitetônicas radicais para climas adversos

A flexibilidade da arquitetura permite que ela mude e ajuste continuamente sua forma em resposta ao progresso tecnológico, às tendências sociais e artísticas e às experiências coletivas pelas quais passamos. Eventos globais de grande escala, como as migrações transatlânticas do século XIX, o impacto da tuberculose no design, e mais recentemente, os efeitos da última grande crise global de saúde (COVID-19), desempenharam papéis significativos na formação da evolução da arquitetura.

No contexto da crise climática, o papel da arquitetura e do urbanismo tem sido extensivamente debatido, pois representa um dos maiores desafios deste século. É inegável que, enquanto há esforços ativos por meio de políticas e inovação para evitar chegar a um ponto sem retorno, a arquitetura já está se adaptando às mudanças e condições extremas causadas por ela. Em vez de pensar em um cenário futuro distante ou distópico, as mudanças graduais nas condições climáticas têm sido impulsionadoras para modificar, por meio de operações arquitetônicas, como concebemos edifícios contemporâneos.

Introspecção, elevação, encobrimento: operações arquitetônicas radicais para climas adversos - Imagem 2 de 11
Pono Colony - August 2022. Image Courtesy of Heritage Foundation of Pakistan

A emergência climática é universal; ela não faz distinção entre países, níveis de desenvolvimento ou urbanização. Isso implica que seu impacto é global: desde inundações frequentes na América Latina até altas temperaturas na Europa e Oceania, e desafios semelhantes na Ásia e na África. Esse conjunto diverso de desafios encorajou a implementação de várias abordagens arquitetônicas adaptadas a cada contexto, que exploraremos abaixo.

Introspecção

O aumento das temperaturas globais levou as pessoas a procurar abrigo do calor atípico, levando governos de grandes cidades como Barcelona a agir criando redes de abrigos. Tais situações desafiam o conforto dos edifícios ao promover uma arquitetura que se desenvolve para o interior.

No futuro, é provável que vejamos mais projetos adotando configurações que se concentrem na vida interior do edifício, usando estratégias passivas e tecnologia para regular a temperatura de forma eficiente. Alguns projetos em ambientes desérticos já alcançaram isso, onde a vegetação é integrada em pátios centrais e em telhados para mitigar o calor. Por exemplo, o Edifício de Controle Central na Turquia implementou uma fachada de dupla camada composta por painéis de aço inoxidável reflexivos com quatro níveis de transparência, o que ajuda a proteger o interior do edifício de altas temperaturas durante a maior parte do ano.

Introspecção, elevação, encobrimento: operações arquitetônicas radicais para climas adversos - Imagem 4 de 11
Beijing City Library / Snøhetta. Image © Yumeng Zhu
Introspecção, elevação, encobrimento: operações arquitetônicas radicais para climas adversos - Imagem 5 de 11
Kalyon Karapınar 1.350 MWp SPP - Central Control Building / Bilgin Architects. Image © Egemen Karakaya

Enquanto na China, outro projeto se destaca: a maior sala de leitura climatizada do mundo. Este lugar é mais do que uma biblioteca; ele oferece várias atividades, desde conferências até exposições e restauração de livros. Localizado em um ambiente onde as temperaturas atingem recordes, o design do edifício tornou-se crucial para garantir o conforto térmico. Colunas inspiradas na árvore ginkgo desempenham um papel essencial, equipadas com controle climático e tecnologias de captação de água da chuva. Além disso, as janelas do edifício se ajustam automaticamente de acordo com a luz solar, enquanto o telhado integra painéis solares.

Elevação

Em outras regiões, o aumento das chuvas testou a resistência das estruturas e representou um risco ainda maior para a integridade das pessoas e dos edifícios. Esse desafio se estendeu até mesmo a obras arquitetônicas icônicas como o trabalho de Mies Van der Rohe ou o bunker de sementes de Svalbard. Consequentemente, estamos testemunhando mudanças significativas nas tipologias arquitetônicas, com uma tendência para a elevação das estruturas e a ausência de porões.

Por exemplo, no Chile, a Casa Las Brisas é elevada para prevenir inundações devido ao transbordamento de córregos próximos, ao mesmo tempo em que busca vistas panorâmicas em direção ao mar e fornece sombra na parte inferior da estrutura. Em contraste, em ambientes congelantes como os encontrados em Quebec, Canadá, a High House adota uma tipologia de palafita que melhora as vistas ao redor, permite luz solar direta ao longo do dia e protege a casa de tempestades de neve - que estão aumentando globalmente - ou de situações em que a neve derrete rapidamente.

Introspecção, elevação, encobrimento: operações arquitetônicas radicais para climas adversos - Imagem 7 de 11
Las Brisas House / Abarca Palma Arquitectos. Image © Andrés Maturana
Introspecção, elevação, encobrimento: operações arquitetônicas radicais para climas adversos - Imagem 8 de 11
High House / DELORDINAIRE. Image © Olivier Blouin

Embora essa operação arquitetônica seja comum em algumas regiões propensas a inundações, outras áreas onde tais eventos não são frequentes poderiam transformar radicalmente sua paisagem arquitetônica. Isso poderia resultar em uma nova configuração de edifícios, levando a novos desafios em termos de gestão do espaço e acessibilidade.

Encobrimento

A estratégia de trazer estruturas ao nível do solo é uma medida multidimensional que oferece benefícios em termos de privacidade, integração com o ambiente natural e conforto. Isso é especialmente relevante ao considerar os efeitos da radiação solar, bem como a necessidade de abrigo em ambientes que experimentam temperaturas recordes a cada ano.

A Casa Sob o Solo ilustra como essa estratégia pode minimizar visualmente a intervenção na paisagem ao integrar parte de sua estrutura no subsolo. Esta disposição fornece isolamento natural, aproveita a iluminação natural e se integra harmoniosamente com o ambiente ao integrar vegetação em seu telhado. As plantas servem como buffer de água e som, ao mesmo tempo em que ajuda na preservação da biodiversidade local.

Introspecção, elevação, encobrimento: operações arquitetônicas radicais para climas adversos - Imagem 10 de 11
The House Under the Ground / WillemsenU. Image © Rob van Esch
Introspecção, elevação, encobrimento: operações arquitetônicas radicais para climas adversos - Imagem 11 de 11
Alma Sports Hall / Benjamín Murúa Arquitectos. Image © Cristóbal Correa

Por outro lado, em contextos desérticos como o Atacama, projetos como o Salão de Esportes Alma devem se adaptar a condições extremas como alta radiação solar, fortes ventos, poeira ou tempestades de neve, com flutuações de temperatura entre o dia e a noite. Para enfrentar esses desafios, o complexo foi projetado com uma geometria de telhado côncavo para resistir ao peso da neve e ao impacto do vento. Além disso, ele utiliza a energia geotérmica do subsolo localizando a quadra em um nível de metrô, o que contribui para criar um ambiente interno confortável com temperaturas moderadas.

Referir-se a esses projetos destaca a importância de analisar condições climáticas extremas no design, independentemente de sua frequência ou severidade, pois influenciam profundamente a configuração do edifício. Hoje, enquanto navegamos pelo caminho da sustentabilidade, é interessante examinar exemplos como esses, que oferecem várias abordagens usando tecnologias e sistemas passivos. No geral, esses casos nos incitam a explorar outros contextos e encontrar respostas para os desafios climáticos que enfrentamos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Tovar, Enrique. "Introspecção, elevação, encobrimento: operações arquitetônicas radicais para climas adversos" [Introspection, Elevation, Covering-Up: Radical Architectural Operations for Adverse Climates] 11 Abr 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1015499/introspeccao-elevacao-encobrimento-operacoes-arquitetonicas-radicais-para-climas-adversos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.