- Ano: 2012
-
Fotografias:Tim Van de Velde
Descrição enviada pela equipe de projeto. Após duas campanhas de demolição para uma exposição mundial em 1913 e um centro administrativo nunca construído nos anos 60, o coração histórico de Gent degenerou durante décadas com um estacionamento desolado entre um conjunto de três torres góticas. Em dois concursos consecutivos em 1996 e 2005, os escritórios Robbrecht en Daem e MJosé Van Hee propuseram um novo programa, contrariando a exigência inicial do concurso.
Em vez de oferecer um espaço aberto para eventos, eles buscaram meticulosamente posicionar um mercado municipal, para suprir esta carência na cidade e restabelecer a presença de antigas áreas urbanas que se tornaram irreconhecíveis. O edifício situa-se entre a praça Poelje Markt, o hotel Goudenleeuwplein, e uma nova conexão verde com a 'brasserie', o bicicletário e banheiros públicos subterrâneos. E, embora o edifício ocupe claramente uma posição sobre o local de 24.000 m², ele se insere bem, caso comparado à Igreja St. Nicholas, ao campanário e à catedral, ele assume as alturas de um grupo menor de edifícios, tais como a Câmara Municipal adjacente, da qual deriva, matematicamente, o seu perfil.
Como um interior urbano, o espaço engloba o transeunte com um teto de madeira modulada dupla, com pequenas janelas de dispersão de luz. O exterior de todo o edifício, de fato, parece assumir um papel respeitoso em relação aos edifícios de pedra históricos mais nobres, utilizando uma madeira quase humilde como acabamento. Um envólucro de vidro protege a madeira e proporciona um brilho suave, com o céu refletido. Grandes calhas para absorver a água da chuva, princípios de baixo consumo de energia para a 'brasserie', uso de materiais verdadeiramente naturais, a contribuição dos transportes públicos e uma visão clara sobre a adoção de um novo valor para o centro histórico com as suas antigas estruturas espaciais, são apenas peças do conceito de 'sustentabilidade' para o futuro. O centro de Gent vai voltar a ser um lugar social para as pessoas.