Este projeto integra um programa piloto da FDE para construção de escolas em sistemas estruturais de concreto pré-moldado. Neste caso, um grupo formado por quatro escritórios de arquitetura e três escritórios de engenharia definiu parâmetros de referência comuns, objetivando a maior sistematização possível da obra. A proposta foi desenvolver uma alternativa ao antigo Projeto Padrão da instituição, dentro da mesma faixa de custos muito reduzidos.
O terreno bastante exíguo e com duas esquinas, definiu a implantação compacta e vertical. A quadra coberta foi localizada no topo do edifício, permitindo que a quase totalidade do térreo fosse liberada para os pátios de recreio (coberto e descoberto) e jardins.
Os muros de divisa também foram, de certa forma, assimilados pela arquitetura e acabam participando da volumetria do conjunto. Os dois acessos correspondem às esquinas e são marcados pelas frestas que descolam o volume das empenas laterais. Esse espaço é ao mesmo tempo aberto à cidade e coberto pela escola, possibilitando uma relação harmoniosa entre o equipamento público e o conjunto habitacional.
A planta tipo é organizada por um corredor central articulado nas duas extremidades com escadas abertas que interligam os quatro andares, garantindo ampla vista a partir deste passeio vertical e configurando um sistema de circulação continuo. Os pilares periféricos foram reforçados por perfis metálicos nos pontos de flambagem para evitar a continuidade das vigas.
O fechamento das laterais da quadra, feito por uma veneziana plástica translúcida, foi estendido para a face das salas de aula, servindo como quebra-sol durante o dia e definindo o volume luminoso da escola durante a noite.
Informação Complementar:
- Construtora: Construtora Hoss
- Estrutura: Ruy Bentes Engenharia de Estruturas
- Elétrica: Histec Instalações e Montagens Ltda.
- Hidráulica e incêndio: Histec Instalações e Montagens Ltda.
- Consultor de fundações: Cepollina Engenheiros Consultores