Todos os anos, durante a Semana Santa, mais de 2.000 pessoas percorrem um caminho de peregrinação de aproximadamente 100 km perto de Guadalajara, no México. Os município vizinhos decidiram dar aos peregrinos algumas áreas de serviço ao longo deste percurso.
Assim, a Secretaria de Turismo de Jalisco encargou esses projetos a um grupo de arquitetos mexicanos e internacionais: Ai Weiwei (Design FAKE), Luis Aldrete, Christ & Gantenbein, Dellekamp Arquitectos, Elemental, Godoylab, HHF architects, Periférica e Tatiana Bilbao.
Os projetos são estruturas simples que permanecem abandonadas a maior parte do ano e envelhecerão como parte da paisagem.
1, 3, 8, 9, 11, 12 / Godoylab
Emiliano Godoy é um designer mexicano. Sua empresa Godoylab projetou os serviços básicos ao longo do percurso: banheiros, reservatórios com água, sinalização, áreas de lavar, etc. Ele faz um uso interessante de elementos fluorescentes para a sinalização.
Este projeto, de dois escritórios mexicanos, Dellekamp Arquitectos + Tatiana Bilbao , é uma grande estrutura abstrata em forma de cruz, que cria um espaço de reunião ao longo do caminho.
3 / Christ & Gantenbein
O escritório suiço Christ & Gantenbein projetou uma coluna escultural de perfil curvo. A estrutura esta construída pela repetição vertical de um mesmo módulo 6 vezes, aportando um elemento de escala na paisagem aberta. Situa-se na borda de uma encosta, conformando um marco que assinala o ponto de observação.
6 / Ai Wei Wei (FAKE Design)
“Walk the line”, o projeto de Ai Weiwei, marca uma linha norte-sul ao longo da rota, tanto submersa como elevada do terreno e proporciona aos peregrinos a passagem de um espaço íntimo à amplitude da paisagem.
6, 10 / Luis Alderete
Luis Alderete projetou um módulo adaptável para os refúgios do caminho.
7 / Tatiana Bilbao
Tatiana Bilbao trabalha com planos inclinados para criar os eremitérios.
13 / HHF Architects
Os arquitetos suíços do escritório HHF architects projetaram um mirante em concreto, com um caminho em espiral que leva o visitante a desde um exterior fechado à paisagem aberta.
14 / ELEMENTAL
O “do-tank” ELEMENTAL, dirigido por Alejandro Aravena, projetou um mirante em balanço sobre o terreno inclinado.
14 / Derek Dellekamp Arquitectos + Periférica
A última parada da rota peregrina: uma ermida conformada por uma faixa simples de concreto entre as árvores. A topografia permite uma faixa contínua, acessada por debaixo, graças à condição de vale do terreno. Dos arquitetos mexicanos Derek Dellekamp e Periférica.