O conhecido High Line Park, desde a sua inauguração em 2009, tem sido uma fonte de inspiração para um grande número de projetos ao redor do mundo que buscam reproduzir o mesmo sucesso dessa grande requalificação urbana. Algum tempo atrás, apresentamos uma iniciativa na Cidade do México, que buscou implementar um parque urbano inspirado no projeto de Nova York. Hoje, voltamos a Nova York para apresentar um projeto que busca repetir a experiência da High Line, mas desta vez subterrâneo.
A iniciativa partiu de dois arquitetos, James Ramsey e Dan Barasch, do escritório Raad Studio, que pretendiam converter um enorme espaço abandonado sob a rua Delancey, em Williamsburg. O local é um antigo terminal de bondes de 6000 m2 e 7 metros de altura, propriedade da Metropolitan Transportation Authority e não é utilizada desde 1948 . Embora seus criadores chamem o projeto de Delancey Underground, ele já é conhecido como Low Line.
Usando a tecnologia de fibra óptica, os arquitectos propõem um modelo que pode levar luz natural suficiente para criar um parque natural subterrâneo. “É um pouco perverso, um pouco como ficção científica, mas percebemos que temos a tecnologia para crescer grama e árvores subterrâneas,” disse Ramsey referindo-se à tecnologia que eles chamam de “claraboia a distância”. Estes coletores conduzirão a luz solar através de cabos de fibra óptica a uma série de “distribuidores”, localizados no teto do ex-terminal. Em dias nublados se utilizaria luz artificial para alcançar a luminosidade necessária para manter a vegetação em boas condições baixo terra.
Ramsey e Barasch reuniram-se várias vezes com a Metropolitan Transportation Authority para avaliar a viabilidade do projeto. Por sua vez, com a ajuda de Friends of the High Line, a organização por trás do sucesso do parque, estão prestes a iniciar o estudo de viabilidade do projeto, bem como uma campanha para arrecadar fundos, ainda que o projeto nao tenha um valor estimado.
Ambos arquitetos sabem que o financiamento não será algo fácil, mas acreditam que a combinação de doações, fundos públicos e privados, associado ao valor do aluguel das lojas internas seria factível alcançar os valores necessários para a construção e manutenção da Low Line.
Tanto os vizinhos do Delancey Underground como as autoridades locais estão muito animados sobre dar um novo uso para este espaço abandonado. A ideia de transformar uma fria e escura estrutura em um parque público com vegetação natural têm fascinado a todos. No entanto, a Metropolitan Transportation Authority disse estar aberta para outras propostas para este local: “Há um milhão de pessoas criativas, nesta cidade, e teríamos 500 idéias sobre como transformar este espaço. “