Projetado por Jürgen Mayer H. Architects, o projeto torna-se um novo ícone para Sevilha; é um lugar de identificação que pretende potenciar Sevilha como um dos destinos mais fascinantes do mundo da cultura.
Metropol Parasol explora o potencial da Plaza de la Encarnación de se tornar um novo centro urbano contemporâneo; seu papel como um espaço urbano único dentro da densa trama urbana da cidade medieval de Sevilha permite uma variedade de atividades recreativas e comerciais.
Através de uma impressionante estrutura de madeira, a cidade ganhou um museu, um mercado, uma praça elevada, bares e restaurantes dentro dos guarda-sóis, além de um terraço panorâmico no topo da estrutura.
Apresentamos um zoom do projeto através de uma série de detalhes construtivos que nos mostram como são unidas suas 3.000 peças de madeira.
A estrutura total – que conforma seis quebra-sóis em forma de cogumelos – mede aproximadamente 150m de extensão, 75m de largura e 28m de altura, a partir de uma rede ortogonal de 1,5×1,5m.
As pesquisas dos engenheiros do escritório Arup, extraídas do modelo geométrico 3D dos arquitetos usado na análise estrutural, permitiram definir a construção da estrutura em madeira micro laminada da Kerto, composta por lâminas de abeto de 3mm de espessura, estas obtida através do processo de raspagem, e coladas para a formação de grandes painéis, obtendo-se uma elevada resistência mecânica.
Jan Peter Koppitz, engenheiro da construtora, conta: “Como o cálculo estrutura requeria uma análise em 3D de grande complexidade, composto por elementos infinitos, desenvolvemos um programa interativo capaz de determinar a espessura dos elementos de madeira em cada uma das uniões da estrutura para sua otimização adequada. Finalmente, os dados do modelo 3D do arquiteto integraram-se aos nossos e, também, ao modelo virtual da empresa de madeira.”
Dessa maneira, o Metropol Parasol é composto por mais de 3 mil peças unidas através de barras de aço fundido, montadas in loco e capazes de suportar as altas temperaturas de Sevilla.
As extremidades dos elementos de madeira dependem do funcionamento de toda a estrutura, variando 30cm na zona perimetral aos3 metrosnas zonas de transição até os troncos.
A espessura das peças também é variável entre os 7 e22 cm. Toda a madeira micro laminada está protegida por um revestimento de poliuretano de2 a3mm, impermeável, mas que permite a transpiração.
Aproveitamos para apresentar dois vídeos:
Um do fotógrafo brasileiro Pedro Kok para Domus, no qual podemos ver como se vive atualmente na Plaza de La Encarnación em Sevilha, abaixo do grande quebra-sol de Jürgen Mayer, e no qual podemos observar detalhes do sistema das uniões que acabamos de revisar.
J. Mayer. H.’s Metropol Parasol, Sevilla, Spain from Pedro Kok on Vimeo.
E o outro vídeo que nos foi cedido pela equipe do escritório de engenharia ARUP:
Informação Via :Detail / Europaconcorsi /