Localizada em uma zona altamente industrial de Taipei, Cicada é simplesmente uma estrutura de bambu no meio de um parque, literalmente rodeada por ruas e viadutos. Marco Casagrande buscou criar uma estrutura que parecesse fora de lugar–tanto em termos de tempo e material.
A estrutura é feita de uma armação de bambu dobrado que se construiu pouco a pouco, como uma grande cesta que surge a partir base de terra, cascalho e pedra.
A vegetação plantada ao pé da estrutura sobe gradualmente a trama, tecendo seu caminho na tela de bambus. À medida que a hera cresce, Cicada torna-se cada vez mais natural–como uma cabana indígena de outro país ou outro tempo.
Enquanto os visitantes caminham no seu interior, o urbanismo industrial de Taipei se desvanece lentamente. Bancos rústicos e uma fogueira estão dispostos dentro da estrutura sobre pedras brancas. A vegetação e a vedação de bambu permitem a entrada de luz filtrada, ofuscando a paisagem urbana ao redor.
O bambu também fornece sombra ao interior, mantendo uma conexão com o sol. Claraboias elípticas são tecidas no teto, garantindo a entrada do ar e dando ao interior uma vista da lua pela noite.
A claraboia também funciona como uma chaminé para a passagem da fumaça, quando a fogueira é acesa. A fumaça também comunica-se com a paisagem industrial exterior.
Dessa maneira, Marco Casagrande inspira um sopro de arquitetura sustentável orgânica em uma área asfixiante. Os moradores da área e os visitantes podem descansar da vida e da cidade e relaxar em seu interior.
- Cliente: JUT land development group
- Área: 270 m2 / comprimento 34 m / largura 12 m / altura 8 m