Estação Basilea / Cruz y Ortiz Arquitectos + Giraudi & Wettstein

 

A Estação é Basilea é um edifício do final do século XIX, que inclui um imponente hall de viajantes e grandes marquises metálicas sobre as plataformas, tudo sob uma proteção monumental. A conexão do hall com as distintas plataformas é estabelecida através de uma passagem subterrânea que se prolonga até alcançar a cidade, no outro lado da zona ferroviária.

© Duccio Malagamba Fotografía de Arquitectura

O projeto executado envolveu a substituição dessa passagem por uma passarela elevada, que se inicia com uma grande abertura no hall, e se desenvolvem abaixo e acima das grandes marquises existentes, e termina em uma praça recém-construída, no outro extremo. Além das conexões as diferentes plataformas – atuais e futuras – a passarela inclui comércios e serviços, terminando junto à praça mencionada, em um importante volume destinado exclusivamente para o uso comercial. Sob a praça, um estacionamento de vários pavimentos foi construído.

© Duccio Malagamba Fotografía de Arquitectura

Toda a obra foi executada sem alterar o intenso funcionamento diário da estação, obrigando que a grande laje inferior de concreto fosse construída além das vias, para depois ser instalada – sobre as vias, plataforma por plataforma- até alcançar o hall da antiga estação.

© Duccio Malagamba Fotografía de Arquitectura

Este processo trabalhoso e difícil conduz a adoção de uma planta rigorosa e extremamente vinculada aos numerosos problemas a se resolver, finalmente concretada em um retângulo de 185x300m que somente se expande próxima ao hall, para assim, coincidir em dimensão com o grande arco da sua cobertura.

© Duccio Malagamba Fotografía de Arquitectura

Como sempre foi historicamente nas estações ferroviárias, foi na seção, e mais concretamente na cobertura, que foi possível disfrutar de um maior grau de liberdade. A cobertura, depois de projetar-se sobre as marquises existente, abaixa em sua zona central, para voltar a elevar-se na cabeça sul da passarela, e ainda, baixar dramaticamente para acompanhar os viajantes até a nova praça.

© Duccio Malagamba Fotografía de Arquitectura

Uma longa série de vigas perpendiculares ao sentido do caminho é iniciada na abertura da parede sul do hall, reforçando o caráter sequencial do espaço interior. Assim, a cobertura, a silhueta em particular, permitiu, finalmente, uma certa liberdade caligráfica e adicionar –nem que seja no ultimo momento- um gesto próprio, que ao mesmo tempo confere ao edifício uma singularidade formal compatível com o seu importante papel urbano.

© Duccio Malagamba Fotografía de Arquitectura

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Cruz y Ortiz Arquitectos + Giraudi & Wettstein
  • Ano: 2003
  • Endereço: Centralbahnstrasse 10, 4051 Basilea Suíça
  • Tipo de projeto: Infraestrutura
  • Operação projetual:Intervenção
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto e Metal
  • Localização: Centralbahnstrasse 10, 4051 , Basilea, Suíça

Informação Complementar:

  1. Estruturas: Passera & Pedretti S.A
  2. Instalações: Suiselectra Ingenierunternehmungn AG
  3. Urbanismo: Feddersen & Klostermann
  4. Direção da Obra: Itten, Brechbühl AG

 

  1. Cliente: Passarelle Bahnhof Basel SBB
  2. Orçamento: 110.400.000* €
  3. Ano do projeto: 1996
  4. Ano da obra: 1997 – 2003

Sobre este escritório
Cita: Marina de Hollanda. "Estação Basilea / Cruz y Ortiz Arquitectos + Giraudi & Wettstein" 12 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-37413/estacao-basilea-cruz-y-ortiz-arquitectos-mais-giraudi-e-wettstein> ISSN 0719-8906

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