O Ecomercado Palhano, projetado pelo Studio Guilherme Torres, é localizado em Londrina. Com o objetivo de criar um marco para e a cidade e uma referência na arquitetura sustentável, o projeto está sob o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design®) certificação e aplicação de conceitos de iluminação e ventilação natural, assim como o uso de materiais e recursos locais, grande economia energética e ao uso racional da água.
O mercado foi concebido para agregar diferentes tipos de comércios relacionados às lojas de produtos alimentares, assim como um mercado municipal tradicional que são encontrados nas grandes cidades. A região selecionada é localizada em frente a um lago artificial numa área nobre da cidade. O grande desafio estava em superar o aclive de 25m do lote, respeitando a máxima altura de 7,5m imposta pela legislação local.
Após uma escavação ampla do lote, o projeto conseguiu camuflar toda a estrutura de serviços e estacionamentos, deixando apenas a área comercial à vista. No nível superior, um grande deck de observação com jardins suspensos acomoda três restaurantes com uma vista privilegiada do entorno.
A ideia central do conceito é criada pelo arquiteto para desenvolver a autoestima dos cidadãos de Londrina, através da consolidação do projeto como um símbolo do desenvolvimento sustentável para a cidade, assim como um empreendimento pioneiro neste sentido. O projeto conta com o apoio de uma consultoria ambiental, a Master Ambiental, e também com a execução do projeto liderado pelo engenheiro Edgar Marin. A iniciativa vem do grupo imobiliário de Raul Fulgêncio. O projeto foi premiado no Prêmio Planeta Casa, da revista CASA, da editora Abril, que divulga ações que promovam a sustentabilidade no Brasil.