
A Serpentine Gallery acaba de divulgar as imagens do Pavilhão de 2012 projetado por Herzog & de Meuron e Weiwei Ai (como anunciamos em fevereiro). Será a décima segunda edição do programa anual da Galeria, o primeiro e mais ambicioso programa arquitetônico do mundo dessa espécie.

Apostando numa abordagem arqueológica, Herzog & de Meuron e Ai Weiwei conceberam um pavilhão que pretende inspirar os visitantes a olhar por baixo da superfície, para a sua estrutura. O conceito deste projeto assenta num convite a um retrocesso no tempo, através do legado das onze edições anteriores desta iniciativa da Serpentine Gallery. Às onze colunas que simbolizam cada pavilhão anterior, junta-se uma outra representativa da estrutura actual, que suporta uma plataforma flutuante, a uma distância do solo de apenas 1,5 metros.


A cortiça surge como elemento estruturante desta obra icónica, cujo uso extensivo se justifica, segundo os arquitetos, pelas suas características. Herzog & de Meuron descrevem a cortiça como um “material natural, com fortes mais-valias aos níveis do tato e do olfacto, de grande versatilidade, o que permite que seja facilmente esculpido, cortado, moldado e formado”. O material foi fornecido interiramente pela empresa portuguesa Corticeira Amorim.

O Pavilhão da Serpentine Gallery é considerado um marco da arquitectura mundial, uma iniciativa que resulta na criação anual de um edifício emblemático, que atrai uma média de 250 mil visitantes por ano. Dada a realização simultânea dos Jogos Olímpicos também em Londres, espera-se uma afluência significativamente mais elevada durante este ano. Frank Gehry, Rem Koolhaas, Oscar Niemeyer, Daniel Libeskind, Zaha Hadid e os portugueses Álvaro Siza e Eduardo Souto Moura foram alguns dos arquitetos de renome internacional responsáveis pelas edições anteriores. Confira os pavilhões anteriores no nosso infográfico.

O Pavilhão da Serpentine Gallery funcionará como um espaço público e como sede para a Park Nights, programa de palestras e eventos de alto estandar da galeria, e estará aberto de 1 Junho a 14 outubro de 2012. Após seu encerramento fará parte da coleção particular Usha e Lakshmi N. Mittal, compradores do pavilhão deste ano.