Localizado na fronteira entre a terra e o mar, o Harpa Concert Hall se destaca como uma grande escultura que reflete tanto o céu e o espaço do porto, como também a animada vida da cidade. Seu projeto se inspirou nas auroras boreais e na dramática paisagem da Islândia. As espetaculares fachadas foram projetadas em estreita colaboração entre Henning Larsen Architects, o artista dinamarquês-islandês Eliasson Olafur e a empresa de engenharia Rambølly ArtEngineeringGmbH da Alemanha.
Vistas do vestíbulo, as salas aparecem como uma forma similar às montanhas maciças, com uma figura similar à rocha basáltica das costas. Se forma um forte contraste com a fachada expressiva e aberta. No centro se encontra a maior sala do projeto, a sala principal de concertos. O projeto conta com a colaboração da empresa local de arquitetura, arquitetos Batteríið e se inaugurou em agosto desde ano.
As fachadas se inspiraram na natureza. Feita de vidro e aço, a fachada é um sistema geométrico modular similar a um caleidoscopio de cores, que se reflete nos mais de 1000 módulos que compõem a fachada sul. Para lográ-lo, a equipe de design trabalhou com modelos de computador, tecnologias e maquetes.
A transparência e a luz são elementos chaves desta construção, com o objetivo de desmaterializar o edifício como uma entidade estática mas mutante, suscetiva as mudanças do entorno que se vê refletido na sua superfície.
A sala de concertos e centro de conferências de 28.000 m2, está situada em uma paisagem solitária com uma visão clara do mar e das montanhas circundantes de Reykjavik.
O programa conta com um vestíbulo na parte frontal do edificio, quatro salas no centro e uma zona de backstage - com escritórios, administração, sala de ensaios e vestiários – na parte posterior do edificio. Os três grandes salões estão próximos entre si, junto ao acesso público sul, e entre bastidores desde o acesso norte. O quarto pavimento é uma sala multiuso com capacidade para espetáculos mas íntimos e banquetes.
Arquitetos: Henning Larsen Architects
Cliente: Austurnhofn TR – East Harbour Project Ltd.