Algumas horas atrás, participamos da cerimônia de premiação da Bienal de Veneza que é oficialmente aberta ao público hoje até o dia 25 de novembro de 2012.
David Chipperfield, diretor da 13 ª Bienal de Veneza e Paolo Baratta presidente da Bienal, apresentaram os prêmios à Trajetória, Participações Nacionais e Participações Internacionais.
O Leão de Ouro pela Trajetória já havia sido anunciado, e o grande vencedor foi o arquiteto português Álvaro Siza. O arquiteto não pode comparecer à cerimônia devido a um braço quebrado, então Inês Lobo, curadora do Pavilhão Português, recebeu o prêmio em seu lugar .
Para os pavilhões nacionais, o júri outorgou três menções: Polônia, Rússia e Estados Unidos. O Leão de Ouro foi entregue ao Pavilhão do Japão, com a exposição “Arquitetura, possível aqui? Casa-para-todos “com curadoria de Toyo Ito, e com a participação de Kumiko Inui, Sou Fujimoto, Akihisa Hirata e Naoya Hatakeyama. Toyo Ito dedicou o prêmio às vítimas do tsunami.
Cita: Joanna Helm. "Bienal de Veneza 2012: Entrega da premiação: Alvaro Siza, Japão e Urban Think Tank " 29 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-67539/bienal-de-veneza-2012-entrega-da-premiacao-alvaro-siza-japao-e-urban-think-tank> ISSN 0719-8906