Cooled Conservatories no Gardens by the Bay, Cingapura, ganhou o prêmio World Building of the Year (Edifício Mundial do Ano) na prestigiosa premiação do World Architecture Festival (WAF) de 2012. O projeto, desenhado por Wilkinson Eyre, Grant Associates, Atelier One e Atelier Ten, foi o escolhido entre outros 500 inscritos.
O julgamento das premiações do WAF ocorreu durante a maior festa mundial da arquitetura – a World Architecture Festival, que foi realizada no Marina Bay Sands, em Cingapura, nesta semana.
Localizado em Marina Bay, Gardens by the Bay é um projeto essencial para demonstrar a visão do Governo de Cingapura de transformar o país numa “Cidade no Jardim”. Com um total de 101 hectares, o projeto Gardens by the Bay compreende três distintos jardins em baías – Bay South, Bay East e Bay Central. No coração do Bay South Garden, esta o Complexo Cooled Conservatory que proporciona uma espetacular atração, para todos os climas, compreendendo um 1,28 hectare de Inverno Frio e Seco (o “Flower Dome ‘) e 0,73 hectare de Inverno Frio e Úmido (o “Cloud Forest’) . Cada um tem sua própria personalidade distinta, mas ambos exploram a horticultura desses ambientes mais suscetíveis de serem afetados pelas alterações climáticas.
Ambos os conservatórios têm uma estrutura do sistema dual de gridshell e arcos que permitem a entra de luz tanto quanto possível, para as plantações que estão ali. A estrutura de gridshell é muito frágil e está concebida para suportar apenas o seu próprio peso e o peso do vidro. Cargas de vento são resistidas pelos arcos que são definidos para longe da superfície do envelope e dispostos radialmente, de acordo com a geometria do gridshell. A comissão para projetar o 54 hectares do Bay South Garden foi conquistada em 2006 por uma equipe liderada por Grant Associates, incluindo Wilkinson Eyre , Atelier One, Atelier Ten, Design Terra e Davis Langdon e Seah. Wilkinson Eyre Architects são os responsáveis pelo Cooled Conservatories.
A exibição deste projeto foi selecionado pelo júri do festival como vencedor, tendo primeiro que estava no topo de uma lista de nove inscritos para a Premiação do “World’s Best Display”, Cooled Conservatories no Gardens by the Bay, em seguida, passou a reivindicar o “World Building of the Year”.
Falando em nome do júri do festival Paul Finch, Diretor da Programação do WAF, disse: “Este projeto foi um ótimo e merecido vencedor, especialmente por se tratar de um esforço imensamente colaborativo. Ele apresenta uma série de estudos radicais e técnicos, compreendendo alguns aspectos verdadeiramente experimentais e linhas de investigação que será extremamente útil para a profissão”.
Este é o quinto ano que o World Architecture Festival Awards é apresentado, e no final dos 35 Prêmios WAF, anunciamos três seções principais de premiações: Edifícios Concluídos, a Paisagem e os Futuros Projetos.
Os projetos inscritos este ano, que são construídos contra um cenário econômico desafiador, refletem o tema do festival de “Repensar e Renovar”, destacando a necessidade de abordagens inovadoras e criativas para os edifícios existentes e áreas livres. O tema também questiona se é hora da arquitetura repensar se ela está cumprindo sua função pretendida, e se possui um impacto significativo sobre os que finalmente usam os edifícios e espaços resultantes.
O programa de premiação culminou com o anúncio do cobiçado prêmio de ”Edifício Mundial do Ano”, que foi selecionado pelo júri do festival. O qual foi presidido por Neil Denari, diretor de NMDA (Neil M. Denari Architects Inc). O painel internacional altamente estimado do júri também incluiu Ben van Berkel, Moshe Safdie, Mok Wei Wei, Jürgen Mayer, Yvonne Farrell e Kenzo Tange.
Os ganhadores anteriores do “Edifício Mundial do Ano” incluem Luigi Bocconi University, Milão, projetado pelos irlandeses Grafton Architects (2008), Mapungubwe Interpretation Centre na África do Sul, projetado por Peter Rich Architects, de Joanesburgo (2009), MAXXI (National Museum of the 21st Century Arts), em Roma, projetado por Zaha Hadid Architects (2010), e o edifício Media-TIC em Barcelona, projetado por Cloud 9 (2011).