Descrição enviada pela equipe de projeto. Em Champigny-sur-Marne, o respeito do contexto e a recusa de interpretá-lo nos levou a tomar uma posição única. O local é um grande conjunto construído na década de 1970: uma grande zona de habitação cheia de torres e blocos de vários andares de residências, perto do centro antigo da cidade. O programa pediu um plano de renovação urbana com base em um centro de cidade nova, com lojas e habitação.
Assumindo que a cidade é um organismo complexo, foram sobrepostos elementos encontrados no local: moradias na base, um bloco de habitação da década de 1950 no meio, e no telhado, casas de família. Foram organizados como arquétipos para ser lidos de baixo para cima. A complexidade deste projeto reside na superposição vertical desses elementos estruturais, mudando as três tipologias de forma independente.
Além da criação de novas lojas de varejo, a percepção da centralidade é também reforçada pela criação de inúmeras entradas, passagens, linhas de visão, e becos que abrem o bloco para os transeuntes. Estes ancoram o projeto em seu contexto. As moradias têm entradas separadas da calçada. Fachadas de cobre, zinco e telha completam a cenografia.
A qualidade da habitação desempenha um papel central nesta nova história: os apartamentos abrem-se em dois lados opostos e satisfazem os mais altos padrões de eficiência energética.