Quatro anos após o início das obras, Steven Holl Architects completaram o Sliced Porosity Block no coração de Chengdu, China. Localizado na intersecção do primeiro Anel Viário e a Rodovia Ren Ming Nam, visitantes podem acessar os quase 28 mil m² do complexo sem precisar usar o transporte privado, o que reflete suas conexões com o sistema de transporte público de Chengdu. Estimulando o micro urbanismo, as cinco torres de oferecem um hotel, cafés, restaurantes, apartamentos, escritórios e lojas comerciais. Ao invés de ser desenhado como um arranha-céu de caráter icônico, o Sliced Porosity Block se identifica como um espaço público metropolitano com grandes praças e uma híbrido de diferentes funções.
Mais de Sliced Porosity Block de Steven Holl a seguir.
Steven Holl descreve esses arranha-céus sustentavelmente inovadores como "uma forma poética esculpida pela luz do sol". A exposição mínima de luz solar necessária ao tecido urbano do entorno pediam ângulos geométricos que cortassem a estrutura de concreto do exoesqueleto do edifício. Essa estrutura de concreto branco é organizada em aberturas de 1,80 m com diagonais para terremotos conforme necessário segundo normas, enquanto que as "fatias" das secções são em vidro.
O amplo espaço público emoldurado no centro da quadra é formado por três vales inspirados por um poema de Du Fu (713-770), célebre poeta local que escreveu "Atirado da tempestade nordeste para o sudoeste, o tempo foi deixado encalhado em Três Vales". Os três níveis da praça possuem jardins de água baseados nos conceitos de tempo - a Fonte do Ano do Calendário Chinês, Fonte dos Doze Meses, e a Fonte dos Trinta Dias. Esses três espelhos d'água funcionam como claraboias para os centros comerciais de seis pavimentos que estão no subterrâneo.
Conseguiu-se estabelecer uma escala humana nesse retângulo através do conceito de "micro urbanismo", com as lojas de duas fachadas abertas tanto para a rua e como também para o centro comercial. Essas aberturas largas são esculpidas nos volumes das torres assim como as fachadas do Pavilhão da História, projetado por Steven Holl Architects, o Pavilhão da Luz por Lebbeus Woods, e o Pavilhão de Arte Local pelo escultor chinês Han Meilin.
O Sliced Porosity Block é aquecido e resfriado com 468 poços geotérmicos e os grandes espelhos d'água na praça recolhe água da chuva reciclada, enquanto que as gramas naturais e maciços de lírios criam um efeito refrescante natural. Vidros de alta performance, equipamentos de alta eficiência energética e o uso de materiais locais estão entre os outros métodos empregados para alcançar a certificação LEED GOLD.
ArchDaily acompanhou o Sliced Porosity Block ao longo do processo construtivo. Veja desenhos conceituais, fotos da maquete física, e do início das obras aqui, o Sliced Porosity Block na metade de sua construção aqui, e Steven Holl comemorando a cerimônia de pré-abertura aqui.
Arquiteto: Steven Holl Architects
Localização: Chengdu, China
Cliente: CapitaLand Development
Área do Terreno: 17500 m
Área de Edifícios: 310000 m²
Área da Praça: 195000 m²
Área da Praça Subterrânea: 115000 m²
Ano do Projeto: 2008-2012
Arquitetos Associados: China Academy of Building Research
MEP and Engenharia Prevenção de Incêndio: Ove Arup & Partners
Consultoria LEED: Ove Arup & Partners
Engenharia Estrutural: Academia Chinesa de Pesquisa de Edifícios
Agrimensura: Davis Langdon & Seah (DLS)
Consultoria Engenharia de Tráfego: MVA Hong Kong ltd