-
Arquitetura: Borja Huidobro, Archi5
- Área: 4500 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Sergio Grazia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com as montanhas de um lado e o Mar Mediterrâneo por outro, o Estádio Leo Lagrange está em um terreno que é limitado no espaço, mas com uma vista para o mar sem limites, proporcionando uma notável paisagem.
O complexo desportivo é um grande parque urbano dedicado às atividades desportivas e divertidas, contendo três campos de rugby e futebol, atletismo e seis campos de jogos escolares.
O projeto arquitetônico se encaixa no ambiente, enquanto é acentuado seu alto padrão de um serviço público e sua centralidade como um ponto e local de encontro. Ele fornece um espaço para respirar em um tecido relativamente denso, uma esfera pública em harmonia com a sua localização.
O projeto arquitetônico urbano é estruturado por sua legibilidade, consistência e abertura para o local. Todos os volumes construídos estão concentrados dentro de uma passarela coberta pública concebida como um píer que lembra laços históricos de Toulon com o mar.
A arquitetura aérea do cais a faz parecer separada do chão, pairando acima de vegetação. As estruturas do local se assemelham a um enorme veleiro ancorado e, além de ser uma cobertura, também é uma "passarela-belvedere" que oferece vista para os campos do esporte e as mais distantes do horizonte e Mount Faron.
Inspirada pela dinâmica de fluxo do esporte, a cobertura têxtil do cais descreve este movimento flexível, generoso, que coincide com os espectadores e se harmoniza com a paisagem circundante. Sua forma muda incessantemente dependendo de onde ela é vista.
A cobertura de tecido, o metal, madeira e vidro anti-reflexo cria um volume que captura as cores sutis da luz natural com o tecido que a cobre a assume os tons do céu e da terra.
À noite, a cobertura têxtil interna é iluminada e se transforma em uma fita luminosa como uma onda de luz e dá expressão plena ao espaço desportivo e as funções do evento. Visível à distância, o píer é inserido na região como um novo marco.