Praça Victor Civita – Espaço Aberto da Sustentabilidade
O projeto teve início em 2006. Através de um intenso processo de interlocução com representações públicas e privadas, se concretizou por meio do projeto ora implantado, o resgate de uma área contaminada do município de São Paulo, sem condição de acesso.
Como tantas outras propriedades industriais e imóveis desocupados ou abandonados da cidade, o terreno encontrava-se em profundo estado de degradação. O projeto representa exemplo do grande desafio urbanístico, social, político e cultural que as grandes metrópoles contemporâneas enfrentam.
A Praça é um presente à cidade que ganha não apenas uma área recuperada da degradação e contaminação, como também um Museu Vivo, onde a população tem a oportunidade de aprender e refletir sobre processos de construção sustentáveis, economia energética, e responsabilidade sócio-ambiental.
O projeto, de Levisky Arquitetos Associados, com a participação da arquiteta convidada Anna Dietzsch, foi todo elaborado a partir de premissas sustentáveis visando redução de entulho, baixo consumo de energia, utilização de materiais reciclados, legalizados e certificados, reuso de água, aquecimento solar, manutenção da permeabilidade do solo.
Os percursos oferecidos no Museu Aberto, com proposta extremamente educativa, trazem informações sobre as técnicas e tecnologias adotadas no projeto, bem como soluções de recuperação e remediação de áreas contaminadas.
O Projeto
Um grande deck de madeira certificada pousa sobre o terreno, sustentado por estrutura metálica, de modo a impedir o contato com o solo contaminado. O deck se estende na diagonal do terreno, propondo um percurso que enfatiza a perspectiva natural do espaço e convida o usuário a percorrer os caminhos da Praça. Como o casco de um grande barco, o deck se desdobra do plano horizontal ao vertical com formas curvilíneas, criando ambientes que se delimitam pela tridimensionalidade da forma, grandes “salas urbanas” que diversificam e incentivam o uso público do espaço.
Este deck, suspenso a aproximadamente 1,00 m do nível do piso existente, leva o usuário a um passeio pelo conhecimento de processos ligados à sustentabilidade, como a certificação da madeira, laboratório de plantas com espécies em pesquisa para produção de biocombustíveis, hidroponia, renovação de solos, fitoterapia e engenharia genética.
Também conduz ao conhecimento de sistemas orgânicos para o reuso de águas pluviais e servidas, adotados no funcionamento da praça, além do racionamento energético alcançado com a utilização de placas solares. Junto a essas experiências, o usuário tem também acesso a outros programas, como à arena coberta, ao Museu da Reabilitação instalado no edifício do Incinerador, ao Centro da Terceira Idade, à Oficina de Educação Ambiental, ao Núcleo de Investigação de Águas e Solos subterrâneos e à Praça de Paralelepípedos.
PROGRAMA
Deck de madeira e Deck de piso de concreto: percurso consciente; Laboratório de Plantas (sitema de reuso de águas + biocombustíveis); Museu da Reabilitação Ambiental – Edifício Incinerador; Praça de paralelepípedos; Centro da Terceira Idade; Arena, arquibancada para 240 pessoas; Sanitários, depósitos, cabine de som; Camarins; Oficina de Educação Ambiental; Bosque; Jardins verticais; Alagados construídos (reuso de águas)
ATIVIDADES
Centro de Informação para o Envelhecimento; Núcleo de Informação e Estudos Ambientais (parcerias com GTZ, SVMA, Ong Verde Escola, Instituto Abril: cursos de extensão, palestras, oficinas e visitas guiadas); Exposições Permanentes
Sustentabilidade Econômica
Através de parceria público‐privada, a gestão privada viabiliza a transformação e reabilitação do espaço para uso público. Usos públicos, como espetáculos, exposições e cursos, tornam o empreendimento auto‐sustentável. A gestão da praça ocorrerá com a participação de parceiros “Amigos da Praça”
Sustentabilidade Cultural
O projeto busca usar o espaço como catalisador de desenvolvimento comunitário, cultural e educacional, oferecendo acesso a programas como a Arena Coberta, os Museus da Reabilitação, o Centro da Terceira Idade, a Oficina de Educação Ambiental, o Núcleo de Investigação de Solos e Águas subterrâneas, a Praça de Paralelepípedos e o Museu Aberto da Sustentabilidade. Para isso conta com a parceria de instituições como Verdescola, CETESB, GTZ e MASP.
Sustentabilidade Ecológica
Através da parceria com instituições como o IPT, CETESB e GTZ, a Praça Victor Civita apresenta uma oportunidade de investimento na pesquisa de temas ligados à sustentabilidade, como a certificação da madeira, laboratório de plantas, uso de sistemas orgânicos para a reciclagem de água e racionamento energético.
Informação Complementar:
- Instalações: Grau Engenharia
- Estrutura: Companhia de Projetos
- Luminotécnica: Franco & Fortes Lighting Design
- Paisagismo: Benedito Abbud Paisagismo e Projetos
- Fundação: Zaclis e Falconi Engenheiros Associados
- Sondagem: Alphageos Tecnologia Aplicada
- Acústica: Fernando Iazzetta
- Reuso de águas: Eduardo Oliveira
- Acústica: Fernando Iazzetta
- Madeira e Recursos Florestais: IPT
- Comunicação Visual Projeto: OnArt Design
- Comunicação Visual Execução: Kojima
- Sonorização e Iluminação: BPM
- Laudos Técnicos e acompanhamento: Prefeitura do Município de São Paulo, Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, CETESB, EMURB, GTZ
- Raspagem e destinação dos resíduos do antigo incinerador: Carbone Engenharia, Resotec - Holcim Brasil
- Gerenciamento do Projeto e Obra: CMS Engenharia
- Execução da Obra: Even Construtora e Incorporadora
- Fornecedores de materiais
- Cimento: VOTORAM
- Aço: Gerdau
- Lajes: M3/SP Engenharia – tel: 5011.6367
- Piso: Deck de madeira legalizada, espécies: Ipê, Tatajuba, Sucupira e Garapa: Fornecedores: TEMAPARK – tel: 2028.1234 / 4092.1999 / 7616.3191 / 9971.0689 Adilson / Empório da Madeira – tel: 5825.6004 / 8126.5831 Euclides
- Instalação: TEMAPARK
- Revestimentos de parede: Revestimentos externos: CONCRYL – Fornecedor: Revercryl – tel: 4411.276 / Revestimentos internos de área molhada: Pastilha cerâmica – Cecrisa – tel: 3087.7214
- Revestimento de pisos: Cimento queimado (executado pela construtora)
- Metais e Louças Sanitárias: Deca – tel: 3088.2744
- Iluminação: Interna: Lumini – tel: 3437.5555 /Externa: Schereder – tel: 6114.4319
- Vidros: SF Industrial – tel: 4828.9000
- Instalações elétricas e hidráulicas: Sanhidrel – tel: 3933.5133
- Placas de gesso acartonado: Lafarge Gypsum – tel: 3842.5511
- Esquadrias de alumínio: RFG Esquadrias de alumínio – tel: 4555.2411
- Portas internas: Lavrasul – tel: 5112.1088
- Portas internas especiais: Jacunart
- Piso elevado: Levitare – tel: 5533.6699
- Impermeabilização jardineiras e alagados: Fornecedor: Firestone – tel: 5686.1200
- Instalação: Áries Tecnologia
- Forros metálicos: Sul Metais – tel: 3389.7925
- Execução dos painéis informativos, comunicação visual e exposição: Kojima Suprimentos para Comunicação Visual – tel: 4612.8420
- Fotos Maquete e Cobertura da Arquibancada: Renata Gomes
- Fotos Finais: Nelson Kon
- Realização: Instituto Abril, Prefeitura do Município de São Paulo
- Parceria: Grupo Abril, Itaú, Even Construtora e Incorporadora, Petrobrás