Um novo celular não é a única novidade do Facebook, já que esta grande rede social acaba de receber a liberação para da Menlo Park City Council para continuar com a expansão de sua sede nos arredores da baía de São Francisco. As plantas aprovadas são muito semelhantes à proposta original de Frank Gehry.
“Eles acharam que alguns dos elementos eram muito chamativos e não estavam de acordo com a cultura do Facebook, logo, pediram para que projetássemos algo mais anônimo", disse Craig Webb, parceiro criativo de Gehry. "Frank (Gehry) estava disposto a reduzir um pouco da expressão arquitetônica do edifício."
Após uma aprovação unânime, o prefeito Peter Ohtaki perguntou: “Onde está o botão de 'curtir'?”
Saiba mais a seguir.
Partindo da marca registrada de Gehry, suas formas curvas, o "ambiente" extremamente longo de 10 hectares se estenderá em meio ao terreno do West Campus e conectar-se-á a sede atual da empresa por meio de um túnel subterrâneo sob a Bayfront Expressway. Após a sua conclusão, a estrutura branca será camuflada pela paisagem exuberante e por um parque em sua cobertura. Com altura que varia entre 13 e 22 metros, o edifício elevar-se-á sobre o estacionamento no térreo e terá a aparência de uma "encosta" visto de certa distância.
Wired concedeu esta interessante perspectiva sobre o projeto: "A aversão do Facebook à ostentação expressa a ética da empresa, a qual enfatiza a funcionalidade ao invés da forma e ainda, valoriza o engajamento e a comunicação. Desta forma, o novo edifício 'anônimo' do Facebook é como a marca de Zuckerberg que veste moletom cinza, jeans e tênis: uma aparência despretensiosa em torno de uma entidade notável."
Veja nossa publicação anterior para mais informações do projeto. E para mais documentos relacionados a este novo edifício, incluindo plantas e imagens, acesse aqui.