-
Arquitetos: Gubbins Arquitectos; Pedro Gubbins Foxley, Víctor Gubbins Browne
- Área: 180 m²
- Ano: 2003
-
Fotografias:Marco Mendizabal
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Ómnibus se localiza nos arredores da Quebrada de Aguas Claras, no alto da entrada que leva a Cachagua, no sentido contrário a Laguna de Zapallar, em um terreno com uma suave inclinação, cercado por muitos eucaliptos e de frente para a cadeia de colinas que cerca Cachagua y Zapallar, com vista para o Oceano Pacífico.
A residência de forma horizontal retangular, com 23,5 m de comprimento, 7,0 m de largura e 3,5m de altura, está instalada sobre uma base que leva ao pavimento principal e à continuação da cobertura terraço.
A vida e o espaço de ócio
Buscando romper com a estaticidade dos ambientes típicos de uma residência: cozinha, sala de estar, sala de jantar, quartos... esta casa propõe uma dupla circulação que decompõe estes ambientes ao longo do dia. Mais que uma soma de individualidade, uma soma de lugares complementares que dão origem a uma forma de habitar diferente à da cidade.
A construção desta perspectiva longitudinal, através da utilização de uma cobertura de concreto de forma irregular, aumenta a sensação de amplitude e continuidade de cada ambiente na totalidade da construção e no entorno. Transparências, reflexos e iluminação são utilizados para potencializar esta sensação.
Habitar o exterior a partir do interior
Habitar o exterior em uma residência de repouso não significa apenas localizar o edifício em um bosque ou lugar semelhante, mas a própria casa deve, a partir de sua estrutura e organização, oferecer a possibilidade de redescobrir novas perspectivas do entorno.
Uma arquitetura com traços de sustentabilidade. A fachada principal - uma enorme empena de concreto voltada para norte - se torna uma grande acumuladora de radiação solar e transmite para dentro da casa o calor acumulado durante o dia, aquecendo os ambientes internos à noite.
A construção e a materialidade
O concreto, através de sua textura e coloração, proporciona um interessante contraste e complemento às árvores existentes. Sua natureza permite grandes aberturas envidraçadas que recebem o exterior durante o dia e iluminam o bosque à noite.