O escritório dinamarquês BIG - liderado por Bjarke Ingels - foi anunciado como vencedor de um concurso internacional fechado para o projeto de Europa City, um empreendimento de 800.000 metros quadrados, com usos culturais, recreativos e de comércio no Triângulo de Gonesse, França. Combinando o desenvolvimento de uma cidade, com uma paisagem aberta, Europa City cria um centro dinâmico de atividades para os visitantes e residentes, apelando para a variedade de funções da vida urbana. Situa-se ao longo da rota do Aeroporto Charles de Gaule, de Paris, e possui uma ampla gama de programas que faz parte de uma iniciativa para atrair o turismo internacional para o norte da cidade.
Mais sobre o projeto a seguir...
Como pode ser visto nas imagens, o projeto surge como uma imensa arquitetura topográfica. Europa City promete praças, pistas de esqui artificiais, estabelecimentos de comércio e áreas de lazer escondidos sob uma topografia expansiva de uma cobertura jardim. A paisagem é um teto verde exuberante e acessível, que ondula com alturas variadas dos edifícios inferiores - ditadas pelas leis de zoneamento locais - e inclui fatias que penetram o nível abaixo.
As representações indicam uma sobreposição de funções - as camadas que são empilhadas e divididas revelam uma combinação dinâmica de passeios abertos, amplos espaços verdes, um campo de golfe, um sistema de transporte integrado e espaços para comércios internos, que são recuados e abrem-se a praças e passeios. De acordo com Bjarke Ingels, estas passagens são projetadas para imitar a intimidade das ruas parisienses e sua vida urbana. Interseções visuais entre todos esses programas através do terreno, tornam-o tanto um espaço de relaxamento, como de alta excitação.
As avenidas através de toda Europa City formam um ciclo contínuo em torno do empreendimento. Passam por seis áreas que contém temas de várias regiões da Europa. Ao longo desta passagem, de certa forma linear, são orquestrados momentos de espontaneidade que surgem com os vários elementos através do terreno - e as atividades que promovem esses elementos - são encontrados ao longo do caminho.
O projeto não só indica uma abordagem criativa para o desenvolvimento do comércio que integra os bairros circundantes, ao proporcionar lazer, mas também aborda a preocupação com o delicado equilíbrio de desenvolver densidade e criar espaços abertos. Europa City surge para encontrar esse equilíbrio. Ao compilar um programa diversificado sobre uma grande extensão de terra - uma proposta de 80 hectares - também propõe com sucesso a necessidade de manter um grande espaço livre. Que outra maneira poderia ser melhor do que transformar dezenas de milhares de metros quadrados de cobertura em uma paisagem que reintroduz vegetação e árvores e incorpora funções dentro destes espaços que atraem visitantes?
Assista ao vídeo abaixo para ouvir Bjarke Ingels descrever o projeto Europa City:
Os projetos dos outros concorrentes do concurso, incluindo Manuelle Gautrand, Snohetta, and Valode & Pistre podem ser vistos em EuropeCity.com
Projeto: Bjarke Ingles Group (BIG)
Localização: Paris, França
Projeto: EUR - Europa City
Tipo de Projeto: Concurso Fechado
Colaboradores: Tess, Transsolar, Base, Transitec, Michel Forgue
Sócios responsáveis: Bjarke Ingels, Andreas Klok Pedersen
Líder do Projeto: Joao Albuquerque, Gabrielle Nadeau
Equipe: Maren Allen, David Tao, Salvador Palanca, Marcos Bano, Lucian Racovitan, Ryohei Koike, Camille Crépin, Elisa, Wienecke, Léna Rigal, Tiina Liisa Juuti, Jeff Mikolajewski
Cliente: Groupe Auchan
Área: 800 000 m2; 80 hectares
Referências: leparisien.fr, EuropeCity.com