-
Arquitetos: Sol89
- Área: 751 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Fernando Alda
Descrição enviada pela equipe de projeto. Medina é uma cidade histórica montanhosa na província de Cádis. Suas residências são conhecidas pelos seus muros caiados e telhados cerâmicos. O projeto fundamenta-se em reconverter um antigo abatedouro, construído no século XIX, em uma escola profissionalizante de culinária.
O antigo abatedouro consistia de uma pequena edificação em torno de um pátio, limitada no lote por paredes caiadas. Ao agir em uma cidade histórica é necessário combinar-se, acolher-se, acomodar-se em seus espaços vazios. A densidade da arquitetura do antigo abatedouro, onde paredes de tijolos, pedras e colunas fenícias coexistem, contrasta com o espaço vazio no interior, limitado pelo muro perimetral.
O projeto propõe retomar o espaço através de um novo telhado cerâmico que limita a nova construção e consolida o edifício original. Se observada a distância, Medina Sidonia parece um único telhado moldado à topografia.
A escola profissionalizante de culinária parte da ideia do plano de cerâmica moldado para obter sua geometria. Essa cobertura confere unidade ao complexo construído e reinterpreta a construção tradicional do lugar: telhado cerâmico e paredes caiadas. Alguns pequenos pátios são introduzidos para ventilação e áreas de cultivo de ervas culinárias utilizadas pelos alunos.
No edifício original, os pisos antigos foram substituídos por lajes de concreto moldadas com formas em madeira, reconhecimento de formas tradicionais de construção, presente também no revestimento de cal, remetendo com a memória do material ao passado industrial. As colunas fenícias, originais do templo de Hércules, são incorporadas. Todos estes materiais, bem como o tempo, constroem o lugar.