-
Arquitetos: Steven Holl Architects
- Área: 4459 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Iwan Baan, Chris McVoy
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na esquina das ruas West 218th street e a Broadway — a parte mais ao norte de Manhattan, onde a Broadway cruza a Décima Avenida e os trilhos elevados da linha 1 do metrô — o Centro Esportivo Campbell forma um novo portão de acesso ao Complexo Esportivo Baker, as primeiras instalações do programa de atividades esportivas externas da Columbia University.
O primeiro novo Edifício Esportivo a ser construído no Campus da Columbia University desde o Marcellus Hartley Dodge Physical Fitness Center foi construído em meados dos anos 1970, o Centro Esportivo Campbell será o novo marco de um Complexo Esportivo Baker revitalizado e irá incrementar o programa de espaço para todo o programa de atividades esportivas intercolegial. As intalações, que acrescentam aproximadamente 4459 metros quadrados, abriga espaços de fortalecimento e condicionamento físico, escritórios para as atléticas esportivas da universidade, salas de reunião tipo antifeatro, uma suíte de hospedes para visitantes e salas de estudo para atletas.
O Centro Esportivo Campbell visa atender a mente, o corpo e a relação corpo/mente para estudantes aspirantes a atletas. O conceito do projeto de "pontos no chão e linhas no espaço" - como num diagrama de jogo utilizado para futebol, futebol americano e baseball - se desenvolve a partir de pontos de fundação no terreno em declive. Assim como os pontos e linhas nos diagramas produzem o "puxa-empurra" dentro do campus, as fachadas do edifício parecem reproduzir esses movimentos de "puxa-empurra" no espaço.
O edifício configura a esquina urbana da Broadway com a 218th street, para então se eleva para formar um portal, conectando os campos de jogos com a paisagem da rua. Extendendo por sobre uma paisagem escalonada, os beirais azuis aumentam a abertura do pórtico de escala urbana para o Complexo Esportivo Baker. Terraços e escadas externas, que fazem uma alusão às "linhas no espaço", definem e redesenham o campo de jogo no edifício e também dentro dele, e acabam por criar pontos de vista por sobre as quadras e também de Manhattan.
Com uma estrutura metálica e concreto aparente e uma fachada de alumínio escovado, o edifício reconecta a peculiar história de Baker Field. Em 1693, a The Kings Bridge, que espandiu o Spuyten Duyvil Creek, era então a principal rota de acesso para Manhattan. A atual infraestrutura da Ponte Broadway suporta o metrô de superfície e a Avenida da Broadway, com uma capacidade de suportar centenas de toneladas. Seus detalhes e estruturas são reinterpretados no Centro Esportivo Campbell.