Descrição enviada pela equipe de projeto. Plano de fundo:
Em 2007, o grupo APIE (A Partner in Education), do Reino Unido, como parte de sua missão de impulsionar a educação na África, comprometeu-se com a construção de uma nova sede de uma escola no bairro de Kabeza, em Kigali, capital da Ruanda, para substituir as instalações existentes em ruínas. O escritório MASS foi até o local para escolher o novo terreno, projetar a nova escola e auxiliar na construção da estrutura organizacional para apoiar os programas de educação para o bairro Kabeza. A escola abriu em Julho de 2011 com a presença do presidente Paul Kagame.
Contexto arquitetônico:
O desenho do edifício e a da sua circulação têm inspiração direta no bairro e na região: devido à paisagem montanhosa, as pessoas viajam em ziguezague em terraços de terras agrícolas. As passarelas da escola e salas de aula ao ar livre espelham-se neste contexto. O grupo MASS criou configurações exclusivas para a aprendizagem das crianças, com uma mistura de salas interiores, áreas de ensino externas, terraços e espaços para jogos. Materiais locais, como tijolos de barro e bambu foram usados na construção para reduzir os custos de transporte, limitar o uso de materiais importados, muitas vezes contextualmente inapropriados, e para estimular a economia da região, incentivando os mercados locais. MASS colaborou com artesãos locais para incorporar conhecimentos locais no processo. O projeto emprega estratégias de ventilação natural e as treliças Vierendeel na estrutura do telhado permitem uma iluminação natural, a fim de reduzir o consumo de energia.
Serviços:
A escola conta com 7 edifícios com 9 salas de aula cada, biblioteca, laboratório de informática, cozinha, área administrativo, salas mistas internas, áreas de ensino externas, terraços espaços para jogos.