
-
Arquitetos: Fuster Arquitectos, Julio Sagasta
- Área: 2377 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Diego Opazo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício se encontra dentro dum complexo de edifícios, composto pelo Arquivo Histórico Municipal de la Cidade de Elche por uma parte, e o também pelo Centro Social e Cultural de Carrús. Na parte do Arquivo estaria concentrada a primeira fase do complexo.
Projetado em conjunto com o arquiteto local Julio Sagasta Sansano, o novo Arquivo Histórico Municipal de la Cidade foi uma aventura em que o escritório responsável repetiu colaboração com o arquiteto e o entendimento foi total.

O conjunto tem uma implantação bastante correta dentro da cidade. Se ergue no limite do a borda do Rio Vinalopó, junto à Ponte Bimil.lenari. Situado numa zona elevada, com vistas ao sul e à leste, a implantação permite um diálogo visual com o skyline da cidade e o Paleiral de Elche, reconhecido patrimônio da humanidade pela Unesco.
O projeto está desenhado sobre um terreno de forma triangular, com declive em direção ao sudeste devido a topografia natural do terreno.

O resultado final forma três volumes principais, elevados sobre uma base que resollve o desnível pela topografia do terreno, de uma extremidade à outra da mesma; gerando diferentes níveis de acesso e entre os fundos e a parte frontal.
Esta base cria uma praça que relaciona os volumes originando um diálogo arquitetônico interessante com o espaço urbano e o Palmeiral de Elche. Isso faz com que se gerem visuais que destacam monumentos da cidade, como a Basílica de Santa María, com sua cúpula e campanário, o Molino Real e o Palácio de Altamira.

O arquivo é composto um volume prismático simples, colocado num extremo da parcela, o qual se destacam as janelas rasgadas da fachada lateral, colocadas por necessidades funcionais, de uso e iluminação.
Ao destacar a fachada da extremidade da ponta, é gerada uma certa tensão de volumes arquitetônicos.
Seus materiais apostam na qualidade e na simplicidade, utilizando o concreto aparente, alvenaria rebocada, aço e vidro.
