-
Arquitetos: Studio Guilherme Torres
- Ano: 2012
-
Fotografias:Denilson Machado
-
Fabricantes: Brastemp, By Kamy, Deca, Espasso, LG Electronics, Palimanan
Descrição enviada pela equipe de projeto. O arquiteto Guilherme Torres é radicado em São Paulo e tem idéias que unem modernidade à tradição. Inspirado em sua própria casa (desenhada por ele), partiu de um desenho quadriculado em madeira, um tipo de brise soleil chamado muxarabie, elemento classico da arquitetura oriental e assimilada pelos portugueses, que a trouxeram para o Brasil. Este elemento, de alto poder estético foi adaptado para esta residência no interior do sul do país, e atua como uma “cortina’ de madeira promovendo a circulação de ar, filtrando suavemente a luz e ainda servindo como elemento de proteção.
“Quando vi o terreno, com um levíssimo declive, ladeado por outras casas, imaginei este grande painel, para assegurar a privacidade tanto dos moradores quanto dos vizinhos”, conta o arquiteto. Monumental, a casa se projeta na paisagem como um grande monolito retangular, com dois grandes blocos em alvenaria que se contrapõem ao volume superior em concreto. Poucos pilares, enormes vãos livres e muros estratégicos que formam delicados jardins formam o refúgio dessa família jovem com dois filhos pequenos.
A decoração segue uma linha jovial e brasileira, aliando o design de Guilherme Torres (sofás e mesas são de sua autoria) à grandes mestres do design brasileiro, como os móveis de Sérgio Rodrigues e Carlos Motta. A sobreposição com o design internacional equilibra peças de Tom Dixon a tapetes iranianos, garimpados pelo arquiteto. O jardim projetado por Alex Hanazaki concedeu a casa um ar quase etéreo, dado o movimento das plumas de capim do texas.