-
Arquitetos: Macedo, Gomes & Sobreira
- Área: 330 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Joana França
Descrição enviada pela equipe de projeto. A principai referência para o projeto desta casa, construída em Brasília, é a paisagem: no terreno, uma frondosa Copaíba e uma pequena área de cerrado (vegetação nativa do centro-oeste do Brasil) e a leste a vista da serra.
O acesso principal da casa e sua implantação no lote são definidos pelo pátio criado em torno da Copaíba. No pavimento térreo a casa é definida por um bloco em “L”, no qual a cozinha, a sala e os quartos se conectam com o cerrado através de uma varanda que se estende ao longo de todos os espaços, criando uma transição entre o espaço interno e o externo e ao mesmo tempo protegendo os espaços do sol e da chuva. O clima de Brasília permite (e demanda) que os espaços sejam abertos e que sejam adotadas soluções passivas, dispensando a necessidade de ar-condicionado. Os banheiros estão situados na porção oeste do bloco térreo, protegendo os quartos da insolação do poente. A área de serviço, o quarto de hóspedes e a garagem e espaço multiuso estão localizados na porção norte do bloco em forma de “L”, definindo o pátio.
O bloco prismático no pavimento superior, quando sobreposto ao bloco em “L, define no térreo um deck, como extensão da varanda, e permite o pé-direito duplo da sala de estar. O guarda-corpo foi concebido também como uma estante para a biblioteca, de forma que os livros ficam visualmente presentes no cotidiano da família.
Os espaços internos têm como acabamento predominante a madeira: piso, forro e esquadrias são feitos de madeira nativa (ipê, cumaru, cedrinho e jequitibá), criando uma ambiência aconchegante e integrada à natureza circundante. O mosaico de azulejos da garagem e espaço multiuso foi concebido com a participação das crianças da família, em homenagem a Athos Bulcão e à cultura popular pernambucana.