Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto localiza-se na orla da lagoa Ciénaga del Name e insere-se em um edifício particular da localidade de mesmo nome.
A implantação foi feita ao lado de uma esplanada na ladeira sul, com inclinação que cai até o pântano.
O projeto decorre de três aspectos fundamentais que o vincula: os proprietários, o território e a materialidade.
A primeira é a premissa dos proprietários de não intervirem no terraço, condição que provoca a ideia de habitar a encosta, e utilizar o terraço somente como o caminho para acessar o projeto.
Aproveita-se a altura sobre a lagoa e as possibilidades da paisagem.
A segunda é a partir dos pontos de vista da paisagem, que, pelas qualidades próprias do lugar, pode-se identificar as diferentes unidades ambientais, dependendo da posição do observador. É possível apreciar o que caracteriza o pântano como local prioritário de conservação: sua extensão, sua diversidade ecológica, seus eventuais riscos e seu potencial de desenvolvimento.
A terceira tem a ver com a necessidade de passar despercebido no entorno, explorando as propriedades de camuflagem e ocultação como a dos animais que habitam a lagoa.
Materiais são utilizados para permanecer com a imagem rural e seu ambiente natural, tendo a delicadeza de um diálogo entre o natural e, portanto, o aleatório, com o elaborado e o racionalizado.
Se utilizan materiales que continúen con la imagen rural y su entorno natural, que tengan la delicadeza de dialogar entre lo natural y por tanto “aleatorio” con lo elaborado y racionalizado.