Descrição enviada pela equipe de projeto. O objeto da solicitação feita para Frits van Dongen e Patrick Koschuch, ambos ex-arquitetos do Architekten Cie.O Kunstcluste (Cluster de Arte), é um marco do centro da cidade de Nieuwegein, que deverá ser construído ao longo dos próximos anos. A nova Câmara Municipal que será construída, com lojas, residências, escritórios e estacionamento no subsolo. A área da Kubscluster consiste em dois blocos unidos: o teatro com centro de artes, bem como o parque de estacionamento de vários andares combinado com um espaço comercial.
O novo teatro é composto por dois auditórios: um palco principal com capacidade de 650-700 pessoas um espaço amplo para todos os tipos de produção e um teatro com 200 lugares, também circular. Este menor é composto por um piso plano e um palco dobrável e estará disponível para eventos de todos os tipos, incluindo shows de música pop e outros. Completando o complexo, três foyers espetaculares e um café teatro que dá vista para a praça central, a Stadsplein. Acima deste teatro será um centro de artes, um espaço multifuncional para musica dança e aulas de teatro.
A fachada de vidro foi pensada para dar a ilusão de cortinas. Esta aplicação impressa no vidro reduz consideravelmente o percentual de penetração da luz através da fachada sul e leste, evitando o superaquecimento em dias ensolarados. Os foyers e, portanto, a maior concentração de pessoas, está localizado na fachada da Stadsplein ao sul. Aqui, o pigmento desta película é suficientemente transparente e translúcido para tornar a imagem visível de dentro para fora e de fora para dentro. Esta "vitrine", cerca de 20 m de altura, permite a qualquer pessoa que atravesse a praça central tenha um vislumbre do público de dentro. A outra parte, por sua vez, tem vista para o centro da cidade pelos três foyers, respectivamente 5, 10 e 15 m de altura. A fachada ;e iluminada à noite com LED para economizar energia.
No centro da cidade reconstituída, quase todos os carros passarão subterrâneos. O estacionamento de vários andares ao lado fo Kunstcluster é uma exceção. Este bloco é um pulmão verde no ambiente urbano, construída de pedra. A análise feita durante o processo do projeto surgiu com a idéia de uma estrutura de estacionamento que seria neutra em carbono, tanto para construir e, expressamente, para operar. A fachada da garagem ao lado da Stadsplein é de quatro metros de altura. Aqui uma escada cascata segue seu caminho através de uma plantação de bambu de seis metros de altura. O piso térreo acomoda as instalações comerciais, resultando em uma paisagem urbana viva.