Richard Rogers é um dos mais influentes arquitetos da atualidade, sendo responsável por alguns dos projetos mais radicais do século XX, como o Centro Pompidou em Paris (em conjunto com Renzo Piano), o a sede do banco Lloys em Londres, e o Tribunal de Bordeaux. A exposição “Inside Out”, promovida pela Royal Academy of Arts de Londres, revela o ser humano e as ideais por trás destes edifícios pioneiros.
Em sua carreira, as obras de Rogers foram influenciadas por questões políticas, sociais e éticas, bem como pela cultura local, tecnologia, arte e pelo urbanismo. Esta mistura de influências se manifesta não apenas em sua arquitetura, mas também em seu papel como escritor, pessoal pública, político e ativista.
Com foco em alguns projetos principais, e através de materiais, desenhos e itens pessoais inéditos, a exposição explora sua carreira, desde a influência de sua família italiana até o impacto causado pela sua obra no modo como experienciamos as cidades hoje. Os visitantes terão um panorama único da vida e obra deste pioneiro do high-tech britânico.
Para encorajar os visitantes a participarem dos debates algumas questões atuais da arquitetura, o ambiente final da exposição é um espaço para diálogos, discussões, eventos e oficinas onde os participantes podem compartilhar suas opiniões e ouvir especialistas em diversos campos. Também estará exposta no jardim a Manufactured House, de Rogers Stirk Harbour + Partners, de agosto a setembro. Esta inovadora e eficiente casa é um exemplo de como novas tecnologias construtivas podem ajudar a elaborar um método de construção de habitações em larga escala.
A exposição permanece aberta até 13 de outubro de 2013, no Burlington Gardens da Royal Academy of Arts de Londres.
Via: royalacademy.org.uk