Marcando a ocasião do Dia Mundial do Refugiado, no dia 20 de junho, a Fundação IKEA anunciou uma nova e importante colaboração com a UN Refugee Agency (UNHCR) e com a Refugee Housing Unit para projetar um novo tipo de abrigo que substituirá as antiquadas tendas atualmente utilizadas nos campos de refugiados em todo o mundo.
Como era de se esperar por parte da IKEA, o resultado é um projeto desmontável, modular (ideal para se transportar de forma barata até os campos) que pode ser montado em 4 horas. Embora custe quase o dobro do preço, espera-se que dure muito mais tempo que as atuais tendas, que precisam ser substituídas, em geral, a cada seis meses – uma melhora particularmente importante, haja vista que cada família permanece, em média, 12 anos no campo de refugiados.
O projeto também apresenta uma série de outras vantagens: mais espaço e privacidade, melhor controle de temperatura e coleta de energia solar (o bastante para iluminar o interior à noite). O abrigo está sendo testado na Etiópia antes de ser empregado mundialmente, no entanto, ente não é o fim da colaboração entre a IKEA e a UNHCR. Estes abrigos são apenas a primeira parte de uma colaboração a longo prazo que, espera-se, proporcionará saúde e educação – e por fim uma melhor qualidade de vida para os refugiados em todo o mundo.
Mais casos do envolvimento da arquitetura na ajuda aos refugiados, a seguir.
- A Refugee Camp Is a City, uma homenagem do ArchDaily para o Dia Mundial do Refugiado 2013.
- Robôs Revolucionando o Futuro da Arquitetura, que explora como a tecnologia robótica pode ser utilizada na construção de estruturas de emergência.
- The Garden Library for Refugees and Migrant Workers / Yoav Meiri Architects
- O Aga Kahn Award 2013, que selecionou a reconstrução do Campo de Refugiados em Tripoli, Líbano.