-
Arquitetos: VTN Architects
- Área: 551 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
Descrição enviada pela equipe de projeto. Kontum Indochine Café foi concebido como parte de um complexo hoteleiro ao longo do rio Dakbla em Kontum City, Vietnã Oriental. Adjacente a Ponte Dakbla, uma porta de entrada para Kontum City, o refeitório serve café-da-manhã, jantar e chá local para os hóspedes do hotel. Ele também funciona como uma sala de banquetes semi-aberta para cerimônias de casamento.
Localizado em um terreno de esquina, o Café é composto de dois elementos principais: um edifício principal com um grande telhado horizontal feito de estrutura de bambu e uma cozinha anexa feita de armação e pedras de concreto.
O edifício principal tem uma planta retangular circundada por um lago artificial raso. Todas as elevações estão abertas ao ar livre: a fachada sul virada para a rua principal ao longo do rio Dakbla, a leste para o serviço de rua, a oeste para um restaurante e um edifício para banquetes pertencente ao complexo do hotel e ao norte para a cozinha anexa que serve o Café . Ao fornecer sombra sob o telhado de bambu e maximizando o fluxo de ar fresco através da superfície da água do lago, o espaço interior ao ar livre opera com sucesso sem o uso de ar condicionado, mesmo em um clima tropical. O telhado é coberto por painéis de plástico reforçado com fibra e palha. Os painéis sintéticos translúcidos são parcialmente expostos no teto para proporcionar luz natural à todo o espaço coberto.
O telhado do edifício principal é suportado por uma estrutura de bambu pura, composta por 15 unidades em forma de cone invertido. O formato dessas colunas foi inspirado em uma cesta tradicional vietnamita para a pesca que afunila-se gradualmente a partir do topo para a base. Esta estrutura aberta maximiza o fluxo de vento para dentro do prédio durante o verão, enquanto resiste a tempestades severas durante a temporada de ventos. Do Café, os hóspedes do hotel podem desfrutar de uma excelente vista panorâmica das montanhas e do Rio Dakbla enquadrada pelos arcos de bambu. As colunas de bambu compõem o revestimento interno, dando a impressão de estar em uma floresta e mostrando a continuidade para as montanhas, como pode ser visto a partir do café.
O desafio do projeto é respeitar a natureza do bambu como material e criar um espaço diferenciado para este.
As características materiais do bambu são diferentes das apresentadas pela madeira ou aço. Se os detalhes e métodos de construção de estruturas comuns, de madeira ou aço, são aplicados nas estruturas de bambu, as vantagens deste podem ser prejudicadas. Por exemplo, utilizar juntas de aço anulam o custo-benefício das estruturas de bambu. Juntas de pino de aço geram cargas locais excessivas, o que não é adequado para o material que fica sujeito a deformação.
Neste contexto, podemos usar métodos tradicionais de tratamento de bambu, e usar detalhes de juntas com baixa tecnologia, que sejam adequados para estruturas de bambu. As colunas em Kontum City são pré-fabricadas antes de sua instalação para conseguir a qualidade e precisão adequadas.