-
Arquitetos: [ARQUITECTURIA]
-
Fotografias:Pedro Pegenaute
Do arquiteto.Neste local, território desolado, indústria e paisagem não se relacionam, estão apenas justapostos. Eles coexistem sem tensão aqui, neste lugar, a condição de limite é desconfortável. Não há refúgio, não há suporte entre o rio Ebro e a topografia entre a planta e a cidade.
A necessidade de integrar este lugar é forte, e começamos a espanar a grelha em um papel em branco, um quadrado abstrato de 42 x 42 com um perímetro não referenciado. No quadrado, uma grelha ortogonal com intervalo de linhas A A B A A e colunas a b a a b a. Na grelha, B divide o quadrado ao meio. Entre espaço de recepção e exibição, B articula, B é circulação e espaço de transição.
Na grelha, a b a a b a modula e organiza condições programáticas de recepção e enquadramento.
Enquanto isso, mostramos o conteúdo da exibição da grelha. neste local perde pureza, e agora emana um sentimento de pertencimento. Abstração e especificidade então entrelaçadas, XY não são mais eixos, mas coordenadas, duas direções estruturais: leste-oeste, paisagem, o rio Ebro e a topografia, norte-sul, artifício, indústria e Ascó.