-
Arquitetos: Carles Enrich Studio
- Área: 145 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Enric Fabre
Descrição enviada pela equipe de projeto. A transformação de uma antiga loja de limpeza a seco, no distrito de Garcia, em uma casa/ estúdio para uma família jovem, foi uma oportunidade fantástica para repensar o uso de um lugar abandonado e que pudesse ter suas condições otimizadas.
Propusemos um sistema que permite os habitantes a viver um espaço único disposto ao redor de um pátio, onde o banheiro é a única peça anexada. Todas as atividades acontecem em um único ambiente com o contato visual com o este pátio. Para conseguir isto, todas as divisões foram removidas.
Os materiais originais usados nas paredes foram recuperados, vigas de madeira e a laje de alvenaria. O pavimento foi resolvido com um contínuo concreto colorido e um piso de madeira foi adicionado na segunda fase, devido ao crescimento da família.
Esta área escavada permitiu a incorporação de um mezanino feito de vigas metálicas com placas de madeira, onde funciona uma sala de estar independente, sem nunca ser fechada. Este pequeno ambiente é para ser mais parecido com um mobiliário suspenso. O armário, usado por ambos os lados, é a única separação entre diferentes espaços e converte o corredor em um lugar de vestir.
Um antigo espaço de armazenamento na parte de trás do terreno foi convertido em um estúdio que funciona de forma independente. Esta fragmentação o programa faz com que o pátio possa ser utilizado como um espaço ao ar livre na maior porte do tempo.
Uma pérgola feita de vigas metálicas e uma rede de palha proporcionam privacidade e o controle climático. O crescimento progressivo das plantas geram um ambiente natural dentro de uma área urbana densa.