-
Arquitetos: Diana Radomysler, Maria Cristina Motta, Studio MK27 - Marcio Kogan
- Área: 715 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa MM é organizada pelo cruzamento de dois eixos perpendiculares em um único andar térreo. Em um dos eixos há a volumetria horizontal da casa, com sua cobertura verde que eleva a grama do terreno e funde o entorno com a construção. No outro eixo, há o vazio organizado por um deck de madeira e a piscina.
Na intersecção desses eixos, uma varanda estrutura o espaço social da casa e comporta uma cozinha e um estar. Com ventilação cruzada permanente, o ambiente é convidativo para a permanência nas altas temperaturas do interior do Estado de São Paulo, no sudeste do Brasil. Essa varanda, um espaço que faz a transição entre o interior e o exterior, divide a casa em dois blocos de madeira. O bloco sul contém a garagem e a sala de TV – que se abre para a varanda; já o bloco norte guarda os quartos, a cozinha, os serviços e a sala – que também se conecta com o vazio do eixo perpassante. O forro constrói uma espacialidade interna: na varanda é baixo e de concreto e na sala acompanha o desenho do telhado em águas e é construído com ripas de madeira.
A questão climática é definidora para a habitabilidade da casa. Todos os ambientes tem ventilação para o exterior através de portas camarão de madeiras – brises-soleil que podem ser inteiramente abertos. Além disso, o teto verde funciona como isolante, além de conferir peculiaridade para a volumetria, definida ainda pelas empenas de concreto nas extremidades.