-
Arquitetos: Index Architecture
- Área: 670 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Hunga Chan
Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente queria construir uma pequena casa na área suburbana de Shunde, onde gostaria de exibir sua coleção de recordações de Bruce Lee, cuja família é originária da mesma região.
O terreno trapezoidal afunila-se do oeste ao leste, totalizando 670 metros quadrados. É a última parcela de lote a ser construída em uma comunidade exclusivamente residencial. Há uma queda acentuada neste, com mais de 9 metros, ao longo de sua borda sul, formando um pequeno "penhasco". Além deste ponto existem casas antigas com dois andares e modernos arranha-céus residenciais. O lado norte enfrenta a comunidade residencial tranquila.
Como a casa servirá para acomodações temporárias (casa de férias) e possuirá uma natureza semi-pública (galeria de exposições), o volume foi dividido em duas partes distintas, mas interligados. O espaço da galeria é inserido ao longo do sul para formar uma âncora visual e definir a borda desta comunidade, com um espaço de jardim frontal. Uma vez que os itens exibidos, em sua maioria cartazes originais de filmes, sejam muito sensíveis à luz natural, aberturas de janelas foram cuidadosamente colocadas ao longo desta galeria telescópica para permitir que a luz natural adentre discretamente. As janelas também enquadram vistas distantes.
Adjacente à galeria está a zona de estar. O dormitório principal possui vista para a sala de pé direito duplo que acessa diretamente o jardim. A abertura do jardim equilibra-se entre uma sensação de enclausuramento e privacidade a partir da massa alongada de concreto, sendo um tampão visual e pano de fundo para o jardim e para os vizinhos.
Externamente, a casa, de concreto aparente, evidencia as placas das fôrmas da concretagem, refletindo a crença fundamental de Bruce Lee, de que: "não ter regras é a regra; não ter limites é o limite."