-
Arquitetos: Choo Gim Wah Architect
- Área: 370 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Kenneth Lim
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Deck House é uma casa de 2-1/2 andares localizado no exuberante verde da floresta Janda Baik, no sopé do Altiplano de Genting. Esta casa é composta por 3 quartos e 3 banheiros com aproximadamente 370 m2 de áreas internas e ao ar livre.
O local do terreno possui declive suave a partir da via pública adjacente do terreno mais elevado. O brief do cliente era criar uma casa com aparência simples, despretensioso e 'moderno'. O perfil e a seção desta casa abraçam o terreno com a mínima interferência do talude existente. Apesar da sua construção em aço e vidro, as funções da casa, como uma construção tropical tradicional, com pé direito alto, bem iluminados espaços interiores e ventilação suficiente, com janelas na maioria das paredes e persianas de alumínio na parte mais alta do edifício para o ar quente escapar, fazem-se presentes neste projeto.
A maior parte da edificação é projetada com aço e vidro para evocar leveza. A fundação e a base, digamos, enraizada da construção é feita de concreto armado convencional. O uso extensivo de vidro como a pele ao redor permite que os ocupantes desfrutem da vista para a floresta circundante.
Vivendo em Janda Baik com o clima relativamente moderado permite que os ocupantes desfrutem de atividades ao ar livre e ar fresco praticamente todo o dia. Assim, extensas áreas ao ar livre como o deck para a sala de estar e de jantar e para o terraço com quarto principal formam a parte crítica do projeto de construção.
Para entrar na casa a partir do estacionamento e da via de acesso de veículos, é preciso atravessar a ponte de aço e madeira. Ao entrar na casa, há um pequeno hall de entrada com uma porta para o quarto principal um pouco à direita. O quarto principal possui portas de vidro deslizantes de 6,8 m de largura que se abrem para um terraço exterior bastante generoso.
A partir do hall de entrada principal, pode-se caminhar até a sala de estar / jantar / cozinha localizados no piso térreo através de uma escada de aço / madeira. Este espaço é um majestoso vazio de pé direito duplo, fechado em vidro com uma vista completa da floresta. O quarto principal acima também pode visualizar a área de estar através deste vazio. A sala de estar / jantar / cozinha é concebida como um único espaço de plano aberto ligado ao destaque da casa - um longo deck de madeira de 10.5 m de comprimento e 6,8 m de largura, apoiado por uma estrutura de aço por baixo. Os últimos 2.5m do conjunto estão em balanço para fora, a partir da sua viga de suporte para criar o efeito de uma "deck infinito". Os ocupantes da casa passam a maior parte do seu tempo neste deck.
Como a maioria das árvores adjacentes ao edifício são mantidas, pode-se quase tocar as folhas das árvores a partir deste deck. Madeira é usada como o acabamento do piso tanto no deck como na área de estar, fundindo assim o estar / jantar com o deck através dos painéis de vidro de altura total. Esta combinação cria um único e grande plano aberto 'infinito' com 360 graus de tranquilidade com vista da floresta. Além disso, o uso extensivo de madeira criou uma textura extremamente rica e quente e uma boa sensação neste espaço, complementando a textura quente da floresta circundante.
Em última análise, esta é uma casa acolhedora e confortável para viver, fornecendo amplos espaços ao ar livre para os ocupantes desfrutarem da deslumbrante floresta dentro do clima relativamente fresco da floresta de Janda Baik, enquanto que é projetado e construído com um mínimo de interferência ao terreno existente.