Johnson Fain e Rios Clementi Hale Studios foram selecionados para transformar a Catedral de Cristal de Philip Johnson - originalmente uma enorme igreja Protestante - em um templo mais próximo de sua atual identidade Católica.
A Catedral, que declarou falência em outubro de 2010, foi comprada pela Diocese Católica Romana em 2012. Mês passado, os arquitetos foram escolhidos para a realizar a renovação: Johnson Fain trabalhará os interiores, enquanto que Rios Clementi Hale Studios focarão no masterplan para o campus de 34 acres.
No artigo para The Catholic News Agency (CNA), Mark Rios, diretor do escritório Rios Clementi Hale Studios, disse que não apenas busca integrar os seis edifícios do campus em um "todo unificado", mas também procurará as melhores formas de utilizar os espaços externos, tanto como ponto de entrada para os fiéis, quanto para atividades ao ar livre: "Nós podemos pensar no tapete da catedral se estendendo para além do interior do edifício, até os limites do terreno."
Por sua vez, Fain, que trabalhou com Philip Johnson no projeto original, procura "conservar e restaurar" o vidro exterior, composto por mais de 10 mil painéis, e tornar o interior mais adequado para o novo programa. Como Fain disse à CNA, "o projeto foi concebido como um edifício evangélico, uma das primeiras grandes igrejas... ele tem uma história única pois o Reverendo (Robert) Schuller queria um projeto que fosse um edifício e, ao mesmo tempo, não fosse um edifício, para que, de algum modo, ele fosse envolvido pelo prédio, quase que sem portas: então, o edifício era basicamente uma concha de vidro."
"Quando pensamos agora em uma catedral Católica, percebemos que ela é realmente muito diferente da catedral Evangélica, ela é meditativa, processional."
A Catedral, que receberá o nome de Christ Cathedral, deve reabrir em 2016.