Iniciar a sua própria empresa é uma tarefa difícil, especialmente se você não está completamente certo do que você quer. Mark LePage, fundador do Arquiteto Empreendedor (Entrepreneur Architect), sabe disso em primeira mão. Este guia, publicado originalmente no Arquiteto Empreendedor, discute as implicações financeiras de iniciar sua própria empresa e ajuda a vencer os desafios, levando-o ao sucesso.
Quanto vai custar abrir minha própria empresa de arquitetura?
Essa é uma pergunta que muitos leitores me fazem toda semana. A resposta certamente difere, dependendo da pessoa para quem você perguntar. Quando os arquitetos me perguntam quanto vai custar para abrir uma empresa de arquitetura, eu digo, "tanto quanto você precisar".
Abaixo, discutirei os conceitos básicos necessários para abrir um escritório de arquitetura de um único proprietário. Dependendo das suas circunstâncias e da região em que você mora, os números podem variar.
Há também muitas outras decisões importantes que você precisa considerar. Eu escrevi sobre muitas no blog antes e muitas outras serão abordadas nos próximos artigos. Hoje estou falando de dinheiro e do quão pouco podemos gastar para alçar voo.
Vamos começar procurando um lugar para trabalhar.
Localização
Quando Annmarie e eu abrimos o Fivecat Studio, fizemos isso na nossa casa. O espaço que utilizamos como nosso primeiro escritório foi um porão bastante rústico. O piso era uma laje de concreto e a estrutura de vigotes da laje acima era totalmente exposta. Com uma semana de esforço eguemos uma parede divisória para separar o estúdio do resto do porão inacabado, pintamos as paredes e o chão, acrescentamos algumas tomadas elétricas, controle de iluminação e colocamos uma mesa de trabalho no canto. Estendemos as linhas telefônicas existentes e os cabos de internet para o novo local e com menos de US $1.000 abrimos nosso negócio.
Nem todo mundo tem a sorte de possuir sua própria casa ou ter o espaço disponível para um escritório. Alguns precisam procurar um local. Minha recomendação, independentemente das suas circunstâncias, é mantê-lo mínimo e apenas ter espaço suficiente para iniciar. Haverá tempo de sobra para crescer e ocupar em espaços maiores à medida que aumenta a carga de trabalho e, com isso, a necessidade de ajuda.
Custo de Início:
Equipamentos e Softwares
Mais uma vez, para lançar sua nova empresa, mantenha suas despesas de equipamentos no mínimo. Você não precisa dos melhores computadores, nem de toda a linha de programas de Autodesk. À medida que você crescer, comprará os itens que precisar para atender com eficiência seus clientes. Provavelmente, seu computador atual seja suficiente para executar versões básicas do AutoCAD e SketchUp.
Claro, seria ótimo comprar um novo iMac e instalar o Parallels e o Revit, mas contenha-se. Você nem ainda sequer tem a sua empresa.
Custos de início de Equipamentos e SoftwaresComputador: $0 a $2,000 Software de desenho: $0 a $1.200 (DraftSight é grátis. AutoCAD LT tem um preço razoável.) Impressora: $100 Plotter: $0 a $2,000 Internet e Telefone: $0 a $100 / mês (se você planeja trabalhar em casa, é provável que já tenha uma linha de telefone e internet. Uma segunda linha telefônica para seus serviços não lhe custará tanto) Mobiliário: $0 a $500 (Você vai precisar de uma mesa, uma boa cadeira e uma pequena estante… É isso!)
Marketing
Uma vez que você tiver um lugar para sentar, alguns equipamentos e começa a trabalhar, você precisa fazer com que o mundo saiba que você existe.
Quando Annmarie e eu abrimos o Fivecat Studio, não tínhamos clientes. Uma vez comprometidos com a idéia de lançar nossa própria empresa, avisamos todos os nossos amigos, familiares e qualquer outra pessoa que víamos. Eventualmente encontrávamos um projeto e, assim, começamos nossos serviços.
Nós concebemos e publicamos o nosso próprio website usando o NetObjects Fusion, compramos nosso domínio e hospedamos nosso site no 1and1.com. Construímos nosso negócio a partir do nada usando esse primeiro website. Hoje, Fivecat.com está hospedado no liveBooks e seu design é baseado em um de seus muitos modelos.
Ter um blog é outra ótima maneira de se comunicar e construir relacionamentos com seus potenciais clientes. Você pode começar com um blog gratuito em minutos, utilizando WordPress.com, ou você pode hospedar seu blog em outro lugar e usar um software mais avançado encontrado no WordPress.org. O blog que eu escrevi para o Fivecat era gratuito e foi muito bem sucedido para ajudar as pessoas a saberem quem éramos e o que fazíamos. Hoje, a maioria nos encontra de boca em boca ou através do Fivecat.com.
Custos de MarketingCriação e Hospedagem de Website: $19 por mês Desenvolvimento e Hospedagem de Blog: $0 a $100 por mês Networking: $0 a $400 por ano
Algumas observações
Antes de se comprometer em abrir sua própria empresa, você deve considerar o seu plano de vida e desenvolver um plano de negócios. Certifique-se de rever o Guia de Recursos Entrepreuner Architect, que pode ser encontrado na Entrepreneur Architect Academy e ler o meu post sobre a ter um negócio sem dívidas.
Como você pode ver a partir dos números acima, é muito possível iniciar com um orçamento apertado e seguir seu caminho para o sucesso. Você não precisa gastar muito para começar. Seu sucesso virá como resultado de seu talento, seu trabalho duro e muita paciência, e não a quantidade de dinheiro que você gasta em uma nova sala. Acredite, aprendemos esta lição da maneira mais difícil.
Em sua forma mais simples, a nova empresa precisa de um espaço, alguns equipamentos básicos e uma maneira de deixar o mundo saber sobre seus talentos. Claro que você pode gastar mais (ou menos) e estou certo de que esqueci algumas coisas. A ideia que quero passar com este post é "começar pequeno e crescer conforme o necessário."
Então, quais são seus pensamentos sobre o custo de lançamento de um escritório de arquitetura? Você concorda com as minhas sugestões para iniciar sem prejuízos? Conte-nos sua história. Quanto você gastou para iniciar sua empresa?
Você pode saber mais de Mark LePage em seu site, ou seguindo-o no twitter.