Após meses de refinamento do desenho e engenharia, Synthesis Design + Architecture (SDA), vencedores do concurso de arquitetura "Switch to Pure Volvo", lançaram um pavilhão móvel free-standing capaz de aproveitar a energia solar para carregar o novo Volvo V60, primeiro carro híbrido plug-in a diesel do mundo. O Pavilhão 'Pure Tension' nasceu de uma extensa pesquisa do SDA sobre uma malha dinâmica, utilizando estruturas de alumínio dobráveis e leves, com tecidos flexíveis, que podem ser armazenada no porta-malas do carro e facilmente montada em apenas uma hora, semelhante a uma barraca.
A forma do pavilhão é composta por 252 telhas flexíveis de vinil fotovoltaico, que varrem a superfície da malha, a fim de otimizar a sua exposição ao sol, com base na carta solar italiana. A energia gerada a partir de cada célula viaja através da malha e pela bateria que carrega o veículo. A estrutura de malha desmontável sugere um futuro em que a mobilidade veicular não é mais dependente do gás ou estações de carregamento para reabastecer, mas sim a partir da energia solar auto-gerada.
"Tudo o que poderia reduzir o aquecimento solar do carro, além de fornecer a energia que o carro necessita é uma situação sem perdas", observou Ichiro Sugioka, cientista da Volvo, "e fazê-lo de uma forma tão eficiente, uma maneira tão bonita, é algo que nosso time de inovação estava procurando."
O pavilhão é um resultado da colaboração entre designers, engenheiros, especialistas solares e em tecidos, realizada em Los Angeles por SDA, Buro Happold e Ascent Solar, e Fabric Images em Chicago.
A armação do perímetro da estrutura é definida por um sistema dobrável de tubos de alumínio CNC com conexões de ajuste de deslizamento, enquanto a membrana elástica se materializa como uma malha de poliéster encapsulado de vinil.
A armação do perímetro foi racionalizada de uma forma geométrica livre para exatamente cinco arcos racionais que permitem uma estratégia eficiente e custo de fabricação eficaz. A membrana vem em duas peças com uma costura de zíper e mangas de lycra que envolvem o quadro de alumínio. No total, o pavilhão pesa aproximadamente 68 quilos.
Apesar da análise do padrão resultante de energia solar intensa e a forma como o pavilhão multi-direcional coloca os painéis solares apontando em múltiplas direções, os painéis solares apresentam também o elo mais fraco do projeto. Para resolver isso, um controlador de MPPT (Maximum Power Point Transmission) é utilizado para provar a saída das células, e desativar seletivamente aquelas que não estão coletando energia suficiente, garantindo assim que o pavilhão está recebendo o máximo de carga possível em qualquer orientação . A meta inicial era atingir como mínimo de energia necessária para carregar o carro o valor de 300 watts de potência. A membrana atual chega próximo à 450 watts de potência em condições de sol ideais.
“Nós queríamos desafiar a noção de energia solar como uma peça adicional da engenharia”, disse o fundador do SDA, Alvin Huang. “Os painéis solares tornaram-se um recurso de design e condutores do projeto, ao invés de algo aplicado após o fato. O objetivo era equilibrar a utilidade com a beleza.”
Para saber mais, leia nossa cobertura anterior do Pure Tension Pavilion.