Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

De Rotterdam / OMA

Guardar

De Rotterdam / OMA - Mais Imagens+ 29

© Ossip van Duivenbode

Descrição enviada pela equipe de projeto. 21 de Novembro, de Roterdã - OMA hoje marca a conclusão do De Rotterdam, uma torre de laje de uso misto, com 160.000 m2, concebida como uma «cidade vertical» sobre o rio Maas.

Ellen van Loon: "Eficiência tem sido um parâmetro de projeto central desde o primeiro dia. As forças de mercado extremas em jogo durante todo o curso do projeto, longe de ser uma restrição de design, têm, de fato, reforçado a nossa concepção original. O resultado é uma construção densa e vibrante para a cidade. "

© Ossip van Duivenbode

Com a conclusão do edifício, uma massa crítica foi estabelecida no Kop van Zuid, tornando real a visão de longa data de um segundo centro de cidade, ao sul do rio Maas. O prédio tem o nome de um dos navios originais da Holland America Line, que a partir de 1873 até o final de 1970, transportou milhares de emigrantes europeus com destino a Nova York a partir do Pier Wilhelmina, ao lado da qual o De Rotterdam está situado.

Isométrica do Programa

As três torres empilhadas e interconectadas do De Rotterdam ascendem 44 andares a uma altura de 150 metros e abrangem uma largura de mais de 100 metros. No entanto, o edifício é excepcionalmente compacto, com uma mistura de programas organizados em blocos distintos, mas que se sobrepõem de espaço comercial de escritórios, apartamentos residenciais, hotéis e instalações para conferências, restaurantes e cafés. Empregados de escritório, moradores e hóspedes do hotel são reunidos em instalações para conferências, prática esportiva e restaurante. A base compartilhada do edifício é a localização dos lobbies/halls de entrada para cada uma das torres, criando um hub público para pedestres por meio de um ambiente comum.

© Ossip van Duivenbode

Rem Koolhaas: "Apesar de sua escala e solidez aparente, os blocos deslocados do edifício criam uma aparência em constante mutação, diferente a partir de cada parte da cidade. O fato de que este prédio está erguido atualmente, representa uma pequena vitória da persistência para a cidade, para o desenvolvedor, para o contratante e para os arquitetos".

© Philippe Ruault

As diversas fases de concepção e construção foram supervisionadas pelos sócios-responsáveis Rem Koolhaas, Ellen van Loon e Reinier de Graaf, e pelo associado-responsável Kees van Casteren. De Rotterdam é desenvolvido pelo MAB Development e OVG Real Estate.

© Ossip van Duivenbode
  • Building Code Consultant: ABT Bouwkunde, Velp / Delft
  • Engenheiro Estrutural: Corsmit, Roterdã
  • Consultor Estrutural Na Fase Sd: Arup, Londres
  • Engenheiros De Serviços: Techniplan, Roterdã (escritórios, hotel) / Valstar Simonis, Rijswijk (apartamentos, base)
  • Fachadas: Permasteelisa, Middelburg (escritórios, hotel, base) / TGM, Asten (apartamentos)
  • Seguranca Contra Incêncios / Física Do Edifício: DGMR, Arnhem
  • Consultor De Iluminação Paviemnto Térreo / Atrio: Arup, Amsterdã
  • Cenografia / Consultores De Iluminação Hotel: Ducks Scéno, Paris / Les Eclaireurs, Lyon
  • Equipe 1997 2001(50% Sd): Christina Beaumont, Stefan Bendiks, Frans Blok, Robert Cheoff, Bert Karel Deuten, Sharon Goren, Juan Guardetti, Jens Holm, Alex de Jong, Adam Kurdahl, Carolien Ligtenberg, Anna Little, Nuno Rosado, Saskia Simon, Johan de Wachter, Barbara Wolff
  • Equipe 2001 2008 (50% Sd – Building Permit): Chantal Aquilina, Eva Dietrich, Anita Ernödi, Markus Frank, Jonah Gamblin, Clarisa Garcia-Fresco, Alex de Jong, Michel van de Kar, Christoph Michael, Elida Mosquera, Mauro Parravicini, Ippolito Pestellini Laparelli, Raphael Pulido, Louise Sullivan, Olaf Turck, Manuel Villanueva, with: Chun Chiu, Duncan Flemington, Evangelos Kotsioris, Sören Martinussen, Nobuki Ogasahara, Theo Petrides, Benoit Schelstraete, Ian Schopa, Kyo Stockhaus, Joao Viera Costa, Luca Vigliero, Jussi Vuori, Jean-Paul Willemse
  • Equipe 2008 2013 (Fase De Construção / Interiores): Michel van de Kar (associado), Marlies Boterman, Christoph Michael, with: Katrien van Dijk, Nathalie Gozdziak, Sai Shu, Saskia Simon, Tomas Dirrix, Erik de Haan, Jue Qiu, Pal Trodahl
  • Interiores Hotel (2013): Saskia Simon, Marina Cogliani, Clive Hennessey, Yasuhito Hirose, Arminas Sadzevicius
  • Arquiteto Executivo: B+M, The Hague
  • Elevadores / Escadas Rolante / Building Maintenance Units: Kone, The Hague
  • MEP: Roodenburg, Krimpen aan den IJssel
  • Construtora: Züblin, Stuttgart / Antwerp / Vlaardingen
  • Balcões De Recepção Pavimento Térreo: Smeulders, Nuenen
  • Arquiteto Responsável: Rem Koolhaas, Reinier de Graaf, Ellen van Loon, Kees van Casteren
  • Cidade: Roterdã
Mais informaçõesMenos informações

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Roterdã, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "De Rotterdam / OMA" [De Rotterdam / OMA] 26 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado 9 Jan 2025. <https://www.archdaily.com.br/br/01-155919/de-rotterdam-slash-oma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.