A banda Pink Floyd, "considerada um dos ícones da revolucionária música progressiva", era adepta ao uso de "experimentações e letras filosóficas para cruzar fronteiras sociais e redefinir valores". A competição internacional "Uma Casa para o Pink Floyd" buscava, de modo similar, traduzir esta filosofia em uma arquitetura, tendo como foco "criar algum objeto arquitetônico que transcendesse regras e padrões e apresentasse inovações". Sem restrições quanto ao terreno, programa ou tamanho, o concurso promovido por Arqbauraum, "que se baseia no homem encontrando sua essência através dos sentidos", busca "devolver ao homem um lugar onde possa 'pulsar' com o mundo, um espaço que recorre à solidão e força das palavras".
Segundo a equipe, a arquitetura de hoje "conta com algumas estrelas que ditam as tendências ao passo que o mundo se encontra lutando contra a austeridade e a crise política". Estes componentes criaram um "coquetel explosivo" que levou à degradação da noção de habitação em nossas cidades.
"Vagamos por uma rota sintética que começa no norte e termina à nascente. Através dela encontramos primeiramente o volume de purificação que potencializa nossos sentidos de visão e audição."
"Na caixa seguinte encontramos sombras que simbolizam o ar. Queremos que o indivíduo questione sobre a verdade visualmente perceptível e também sobre a experiência visual que assume características táteis - sentindo com a mão a forma que é observada."
"Nos percursos entre as caixas estamos em presença constante do solo - a natureza, os odores que remetem às memórias e à busca do homem - nas clareiras que foram criadas a partir de subtrações no volume."
"Em um terceiro momento o visitante é confrontado com a luz que simboliza o fogo e o sentir através da pele."
"Restabelecido o equilíbrio dos sentidos, da alma e da mente, encontramos os dois últimos espaços. Um deles é um espaço com livros e o outro um espaço com diálogo, música e troca. A casa do Pink Floyd é o que todos e cada um de nós quer que ela seja."
Referência: A House for Pink Floyd
Arquitetos
Equipe de Projeto
Susana dos Santos, José Pedro Azevedo eNuno CabanalColaboradores
ICARCH (International Competitions in Architecture), Atelierul de Proiectare (AdeP - Design Studio) MagazineÁrea
340,0 m²Ano
2013Fotografias
Cortesia de Arqbauraum