- Ano: 2013
-
Fotografias:Erica Ramalho, Marcelo Santos
-
Fabricantes: Sika
Descrição enviada pela equipe de projeto. A escolha do Brasil como país-sede da Copa do Mundo de 2014 e, automaticamente, a certeza de que o Maracanã seria o “palco” da final (antes mesmo da definição oficial), foram os pontos de partida para a necessidade de elaborar um projeto que modernizasse e preservasse o consagrado estádio. O diferencial foi a proposta de tornar a arena tão moderna e eficiente quanto as melhores do mundo, associadas a uma marca construída durante mais de 60 anos de história e simbolismo.
O principal desafio do projeto foi preservar ao máximo a estrutura existente e, ao mesmo tempo, promover as melhorias necessárias, que só se viabilizaram por meio de intervenções. Um novo Maracanã “nasceu” dentro do antigo, de forma a não substituir o existente, mas sim, renová-lo. Nesse processo, inevitavelmente, algumas estruturas deixaram de existir para dar lugar a outras, novos elementos foram incorporados e as partes remanescentes, recuperadas.
Foram mantidos, por exemplo, os três primeiros eixos estruturais que hoje abrigam quase tudo que é comum e reconhecido no estádio. A fachada foi preservada e, independente do ponto que seja visto, por fora o Maracanã permanece praticamente intacto. Nem mesmo a nova cobertura (principal elemento introduzido nos estádios ao redor do mundo, nos últimos 20 anos) traz impacto visual e não é possível avistá-la pelo lado de fora.
O projeto tem proporcionado ao público, enfim, a certeza de estar dentro do Maracanã e, sobretudo, a sensação de que o Maracanã será eterno.
Não deixe de conferir a concepção do projeto e seus desenhos já publicados anteriormente aqui.