Herzog & de Meuron acaba de celebrar a inauguração do Pérez Art Museum Miami (PAMM), juntamente ao início da Art Basel em Miami Beach. Localizado em um terreno beira-mar com vista para a Baía de Biscayne, o museu low-profile de três pavimentos parece quase desaparecer em seus arredores - um agradável contraste com a estética arquitetônica encontrada normalmente em toda a cidade . Esta falta de forma, como Jacques Herzog descreveu, está muito conectada à "permeabilidade".
"Miami é conhecida por seu icônico bairro art déco - na verdade art déco foram caixas decoradas sem um diálogo e intercâmbio entre o interior e exterior," continuou Herzog. "A coisa mais importante, porém, que faz Miami tão extraordinária é o seu clima incrível, vegetação exuberante e diversidade cultural. Como esses ativos podem ser plenamente explorados e traduzidos na arquitetura? Essa é a maneira que nós tentamos abordar o projeto que criamos para o novo museu de arte em Miami."
Saiba mais sobre o museu, a seguir.
Do exterior, o museu de 18581 m², aparece como uma série de caixas elevadas perfurada através de uma grande varanda, que conforma um espaço público, e é camuflada por um conjunto de jardins verticais. Este projeto foi concebido para aprofundar a conexão entre o espaço interior e exterior, oferecendo uma extensão para o Parque Bicentenário.
“As circunstâncias ambientais do edifício, o clima quente, as tempestades pesadas, instruíram as prioridades na concepção arquitetônica", diz Christine Binswanger, sócio da Herzog & de Meuron. "O uso de concreto e a grande cobertura são parte de uma estratégia para manter o calor para fora. No entanto, o edifício aparece como uma estrutura bastante frágil e, talvez, esta seja a beleza do projeto."
Os interiores do museu colocam todo o foco sobre a arte. Vistas expansivas para a baía e grandes quantidades de luz natural, juntamente com detalhes simples em concreto e madeira, tornam o espaço agradável e atemporal.
Referências: Herzog & de Meuron, PAMM, Iwan Baan