- Ano: 2011
Do autor: O terreno localiza-se a oeste da cidade de Estremoz da qual se distancia, aproximadamente, 3 km, integrando uma área rural constituída por propriedades pontuadas por construções destinadas à habitação e a usos agrícolas. No último acesso ao terreno, o caminho é ladeado por muros baixos de pedra e desenvolve-se um pouco abaixo da linha divisora de águas, definindo o limite de cota alta do terreno. Este prolonga-se para leste, descendo até um pequeno vale onde desenha uma linha de água.
A casa está implantada numa área de topografia mais suave, onde se interrompe o movimento dominante de descida. Nesta zona com menor pendente localiza-se igualmente o ponto onde a vista sobre o castelo de Estremoz é mais evidente e interessante. A Torre de Menagem constitui-se como referência irrecusável.
O desenho se forma a partir de um claustro, com o qual se estabiliza e formaliza a implantação da casa, dando-lhe sentido e intencionalidade. Através dele são encenadas, formalmente, as transições, culminando o percurso no mencionado ponto de vista sobre o Castelo de Estremoz, junto ao tanque.
Os volumes que orbitam o claustro revelam, nos seus limites recortados, a topografia inconstante na qual o conjunto se ancora. A sul, um longo braço em forma de muro termina num volume que toca o limite do terreno marcando a pausa e gerando a sombra que anuncia a entrada e o início do percurso de acesso.