Latitud Taller de Arquitectura y Ciudad venceu o primeiro lugar no Concurso Público Internacional de Anteprojeto Urbanístico, Paisagístico, Arquitetônico e seus estudos complementares do Parque do Rio, na cidade de Medellin. Este concurso tem como objetivo integrar a cidade com o rio, a área de intervenção é definida em função da propriedade pública disponível ao longo dos principais eixos viários e da retirada de água determinada para ambas as margens.
Aqui apresentamos as imagens oficiais e descrição dos arquitetos da proposta "Parque Botânico do Rio Medellín" - você também pode rever a proposta do Segundo Lugar aqui.
A_ Sistema ambiental de conexão para a cidade
O projeto surge como uma resposta estruturante a rede biótica da cidade de Medellín. Atualmente a vegetação do Vale de Aburrá se encontra desarticulada da rede de espaço público e contida em pequenas franjas da cidade pouco permeáveis ao habitante cotidiano (por exemplo, Jardim Botânico, colinas da guarda, corpos de água sem transposições, grandes universidades etc.)
O Parque Botânico da cidade de Medellin busca articular os corpos de água, os vazios verdes, e as infra-estruturas subutilizadas sobre o rio Medellín (eixo estrutural Norte-Sul da cidade) por meio de sua recuperação e articulação ao que chamamos de corredor biótico metropolitana. O corredor biótico metropolitano apresenta a oportunidade de permeabilizar as zonas de vegetação atualmente contidas (Jardim Botânico, colinas da guarda), integrando-as a um sistema geral que dá maior hierarquia e continuidade a estrutura natural de muito impacto metropolitano: O Rio Medellín.
Ao recuperar o rio a partir da interpretação ambiental e conseguir vinculá-lo a outros sistemas mencionados é gerado um circuito natural que recupera a qualidade do ar e da água na cidade e ao longo de sua rota educa o público sobre a riqueza da nossa biodiversidade. O programa busca desenvolver a consciência ambiental, preservar espécies nativas da região, conectar a rede biótica do vale e a proteger do rápido crescimento urbano, atrair contextos culturais ao longo do eixo do rio para melhorar a qualidade do espaço público e infra-estruturas para a cidadania, proporcionar espaços para a aprendizagem através de percursos com paisagens e vegetação variadas e oferecer espaços desportivos para compor um parque amplo, onde os residentes do Vale possam divertir e educar-se.
CRITÉRIOS PROJETUAIS
01 Rio como Eixo Estrutural: Aproveitando a hierarquia natural do rio para criar um parque botânico que ligue os sistemas naturais da cidade em um circuito ambiental no Vale do Aburrá. O novo corredor biótico metropolitano torna-se um parque ambiental, cultural e desportivo.
02 Repotenciação de lacunas verdes urbanas e seu vínculo ao sistema ambiental: Os vazios verdes urbanos encontrados na área de influência do Rio Medellín e seus afluentes são classificados, reutilizados e reconectados ao corredor biótico.
03 Recuperação e integração de corpos de água: Promover a recuperação e proteção dos fluxos de água através de sua integração com o corredor biótico metropolitano. Reconhecer estas estruturas naturais como parte ativa e influente sobre o bem-estar geral do rio e do Vale do Aburrá e intervir nestes para incorporação na rede de espaço público e ambiental dada assegura o equlíbrio/recuperação do sistema biótico garante da cidade, promovendo educação aos cidadãos para protege-los e garantir a sua manutenção.
04 Reciclagem de estrutura subutilizadas na área de influência do corredor biótico: são aproveitadas as estruturas subutilizadas ou de usos insustentáveis do corredor do rio para reciclá-las e dotar de usos que complementem a vocação do Parque Botânico de Medellín.
A_1 Conectividade Ambiental Metropolitana:
Redes ecológicas - corredor biótico / Nós - enlaces - fragmentos
Os vazios verdes encontrados na área de influência direta do Rio Medellín e seus afluentes são classificados em três tipologias, de modo que eles possam conectar-se entre si e que gerem uma rede ambiental metropolitana que garanta equilíbrio ecológico - social sobre o território. O principal interesse do Parque Botânico de Medellín é a reconexão da biodiversidade fragmentada e promoção da conectividade ecológica através da gestão sustentável e da conservação da natureza.
Uso do solo a partir da recriação de ambientes e paisagens
Os usos do solo dependem da relação com a micro-paisagem proposta, as intervenções para restaurar e reformar corpos de água e a re-conexão dos vazios verdes.
A_2 Critérios viários e de mobilidade
Estratégias de mobillidade
01 Conservação do número de vias (3 em VIA DE TRANSIÇÃO e VIA ARTERIAL) onde já existia esta infra-estrutura (setor oriental do corredor viário do rio, sentido SUL-NORTE), e aumentar para três VT e VA no setor Ocidental do corredor viário, sentido NORTE-SUL
02 Melhoria a gestão de toda a regional (N-S e S-N) e evitar o contra fluxo
03 Melhoria das ligações de conectividade de transversal do Rio (pontes)
04 Apoio e geração de consciência urbana diante da necessidade de uma cidade de transporte de massa. É preciso atentar para que os sistemas de transporte de massa acompanhem eficientemente todo o sistema de transporte privado.
- Duas novas estações de metrô são propostas por causa de sua localização estratégica e sua capacidade de conectividade transversal:
A Estação Volador
B Estação Zoológico
05 Sistemas articulados aos sistemas atuais de transporte em massa: visão de uma nova cidade limpa com acesso a bicicletas, pedestres e pessoas com mobilidade reduzida
B_ Plano Piloto Río Medellín 2015
B_1 DESENVOLVIMENTO NO TEMPO - PROGRESSIVIDADE
ETAPAS DO PARQUE BOTÂNICO DE MEDELLÍN
01 Medellín 2015: PLANO PILOTO
O projeto do Parque Botânico do Rio Medellín, mais do que uma intenção, é uma necessidade ambiental e social, por isso é importante considerar a viabilidade deste projeto a longo prazo. Para conseguir a renovação urbana completa é gerado o PLANO PILOTO DO PARQUE BOTÂNICO, com a intenção de intervir na área com maior potencial para a renovação imediata. O projeto PLANO PILOTO PBRM tem como projeto inicial a seção oriental do rio Medellín no sentido S-N entre a Ponte da 30 e a Ponte de San Juan, que compreende cerca de 2.400 km de extensão e uma área de 150.000 mil metros quadrados.
02 Medellin 2020: Obra Públicas - Privada. Conectores ambientais - pedestres:
A A Universidade Nacional, a Universidade de Antioquia e o morro do Volador
B O zoológico, indústrias, Cidade do Rio e Bancolombia
03 Medellín 2030: Obra privada por concessão privada. Esta obra se concentraria no lado oeste do rio na seção central.
04 Medellín 2050: Segundo trabalho de investimento privado. Investimento em soterramentos menores e falsos túneis restantes para integrar ao Vale do Aburrá.
B_2 ESPAÇO PÚBLICO
Durante anos buscando aumentar a produtividade e promover o crescimento industrial, a cidade esqueceu a importância do espaço público e deu prioridade à construção de uma rede viária que apoiará a industrialização. A existência de grande eixo de mobilidade paralelo ao rio significou uma ruptura drástica entre os dois lados do vale, a cidade é dividida em sua estrutura física e, conseqüentemente, em sua estrutura social. É vital para tecer uma rede de espaço público a nível de metrópole, zona e bairro para construir uma forte idéia de unidade territorial.
Estratégias ESPAÇO PÚBLICO
01 Relação com a Natureza: Construir um sistema de caminhos pelo parque botânico que permita um contacto permanente com a natureza e especialmente com os ecossistemas endêmicos para que, além de reconstituir o tecido biótico do vale, proporcione processos de formação e conscientização diária acerca da natureza.
02 Materialidade: Usar materiais porosos como malhas, tecidos e micro chapas perfuradas em pontes, caminhos e praças, diluindo a fronteira entre o construído e o natural.
03 Coesão social:
- Uma associação forte entre os bairros ou zonas adjacentes e os setor do parque adjacente a eles. Gerando costuras programáticas e apropriação pública.
- Dar continuidade a uma rua pedonal que se estende por todo o eixo do rio, que incentiva atividades cívicas e recreativas e possa abrigar eventos da cidade como as luzes de Natal e Feira das Flores.
- Construir estancias para incentivar o encontro cidadão e permanência no espaço público