- Ano: 2000
-
Fotografias:Richard Barnes
-
Fabricantes: Endres Studio, Fleetwood, Flos, Hardman Glazing, Kohler, O’Keeffe’s, Pilkington, Revere, Subzero/Wolf
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado na área de Big Sur, na Califórnia do Norte, esta casa de dois dormitórios foi construída para uma família que busca desfrutar juntos os fins de semana e dias festivos. É um edifício modernista que está ligeiramente sobre a terra, reconhecendo a natureza ecologicamente frágil do local. A casa é composta por quatro volumes, todos feitos com diferentes materiais, que se entrelaçam e se interconectam para criar visualmente a complexidade espacial dos espaços exteriores e interiores.
O volume principal da casa corre paralelo ao desfiladeiro com um teto "borboleta" e esquinas de vidro que se estendem para o céu e a luz nos extremos abertos. A cobertura delgada é instalada delicadamente sobre uma banda de vidro extruído, a conexão com à estrutura do teto é realizada com hastes muito finas, que se tornam invisíveis no exterior. Nas esquinas da casa de dois pavimentos, aberturas marcam as vistas dos bosques de sequoias e o céu na crista das montanhas. Este volume está revestido por uma junta alçada de cobre. No térreo, dois dormitórios nos extremos opostos da casa abraçam os espaços comuns em seu centro - a sala da lareira, uma homenagem à arquitetura de Bernard Maybeck e a biblioteca. As janelas, de cinco metros, nos dormitórios dissolvem a esquina dos espaços, trazendo a luz e as vistas ao interior. No segundo pavimento, o espaço é aberto à biblioteca e dormitório comum.
A combinação de vidro transparente e vidro de extrusão reflete a luz no interior, criando um interior em constante mudança com um confortável jogo de luzes e sombras durante todo o dia.