Arquitetos
Colaboração
CCDIÁrea
270000.0 m2Ano do projeto
2016Fotografias
NBBJ
O escritório NBBJ divulgou sua proposta para o campus da empresa de internet Tencent. O projeto consiste em duas torres que atingem 250 metros de altura, localizadas no Parque Industrial de Alta Tecnologia de Shenzhen, que se tornarão a sede principal da gigante da internet. Como terceira maior empresa de internet do mundo - e companhia chinesa mais inovadora de 2013, segundo a FastCo - a Tencent espera que seu novo campus sirva como um vibrante ambiente de trabalho para expandir sua força de trabalho de 12 mil funcionários.
Com duas torres de 192 e 250 metros de altura, o campus será conectado por três passarelas para "ativar o movimento e as trocas nos ambientes de trabalho".
Cada passarela será projetada segundo seu próprio tema. Por exemplo, a mais alta, suspensa a 180 metros acima do solo, focará no tema "conhecimento" e contará com uma biblioteca, salas de conferências e outras instalações de apoio a aprendizagem. A segunda conexão mais alta tratará do tema "saúde", e contará com quadras de basquete, piscinas e outros programas de atividades físicas para os funcionários. Por outro lado, a terceira passarela será uma extensão do embasamento das torres.
“Estratégias de energia ajudam a reduzir o consumo e as emissões de carbono em 40% quando comparado a uma típica torre de escritórios", descreve o NBBJ. "Além disso, a ligeira rotação das torres e suas diferentes alturas capturam o vento predominante da região e minimizam a exposição direta ao sol. Para controlar o ofuscamento e o ganho de calor, as fachadas incorporam um sistema de sombreamento que varia segundo o ângulo de incidência solar.