- Ano: 2012
-
Fotografias:Åke E:son Lindman
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Hornsbergs Strandpark foi o vencedor do prêmio sueco de paisagismo: Sienapriset 2012. Hornsbergs strandpark é onde água e terra se encontram em uma orla curva de desenho contemporâneo, formas circulares orgânicas e linhas limpas.
Hornsbergs Strandpark se volta para oeste, para Ulvsundasjön e para o sol noturno. A borda d´água é os três longos trapiches dão ao visitante a sensação de flutuar sobre a água. Isto acontece particularmente nas quentes tardes de verão, quando o parque se transforma num oásis para os habitantes da região. O parque conta com diversas áreas de estar informais e um chuveiro com água aquecida pelo sol.
Hornsbergs Strandpark é usado como sala de estar pelos habitantes e visitantes de Kungsholmen.
As plantas usadas no Hornsbergs Strandpark são todas, sem exceção, exóticas sem tratamento. As árvores se localizam em densos grupos e entre estes há espaços abertos para diferentes funções e eventos.
O parque apresenta cerca de 700 metros de comprimento e é dividido em quatro partes. A oeste há um molhe para banhos de sol com trapiches de madeira de diferentes comprimentos que se projetam em direção ao lago. A leste deste molhe está o Kajparterren, um disco horizontal ligeiramente inclinado em direção à água, gerando um contraste em relação ao orgânico Strandparken.
O projeto também inclui a praça Moa Martinson, cuja esplanada é elevada para criar acessos aos edifícios, gerando um desnível em relação à rua. Esta diferença de nível é vencida por uma escadaria que se abre para a praça, alinhada com a direção onde o sol noturno se põe. O piso da praça recebe grandes lajes de granito com inscrições dos livros de Moa Martinson.