Nossa dica desta semana é o filme-documentário The Pruitt-Igoe Myth: an Urban History, do diretor Chad Freidrichs, que apresenta um novo olhar sobre o conjunto habitacional de 1954/55 do arquiteto Minoru Yamasaki em St. Louis, Missouri. A demolição do Pruitt-Igoe em 16 de Março de 1972, foi mitificada por Charles Jencks como ‘o dia da morte da Arquitetura Moderna‘.
The Pruitt-Igoe Mith conta a história das mudanças sofridas nas cidades norte-americanas nas décadas após a Segunda Guerra Mundial, através de uma interessante análise do fascinante/infame conjunto habitacional Pruitt-Igoe em St. Louis.
O centro da história do filme é uma análise do impacto massivo da Lei de Habitação de 1949, que construiu Pruitt-Igoe e outros conjuntos habitacionais dos anos cinquenta e sessenta. O filme é uma clara crítica à legislação que também foi responsável pelo chamado “programa de renovação urbana” e teve muita incidência no processo de [sub] urbanização massiva, que esvaziou as cidades americanas.
O filme conta daqueles que foram deixados para trás, desamparados, numa St. Louis que foi rapidamente desindustrializada e se viu dividida entre os interesses do centro e dos bairros suburbanos cada vez mais segregados por classe e raça.
Os moradores de Pruitt-Igoe estavam entre os conjuntos habitacionais mais atingidos pela crise. Suas histórias emocionantes de adaptação, sobrevivência e sucesso são o centro emocional do filme. As turbulências domésticas causadas pelas punitivas políticas de bem-estar público, as interações frustrante com as Autoridades Habitacionais e suas políticas paternalistas.
Os habitantes que se encontravam em extrema pobreza, num bairro com altos índices de criminalidade e segregação conseguiram comover até os meios internacionais diante das constantes manifestações publicas em contra a decadência do bairro, cujo ápice foi em 1969, com a realização de uma greve – a primeiro na história da habitação pública.
E, no entanto, apesar desta história complexa, Pruitt-Igoe tem sido muitas vezes estereotipada com a ajuda da famosa imagem de sua implosão, e usado como um argumento contra a arquitetura modernista ou programas de assistência pública.
The Pruitt-Igoe Mith, produz um sensacional histórico linear, onde examina detalhadamente os interesses na criação de Pruitt-Igoe, reavaliando os rumores e o estigma gerado nos seus habitantes.
A implodir o mito.
Duração: 83 minutes
Diretor: Chad Freidrichs
Autor: Chad Freidrichs, Jaime Freidrichs
Produzido: Chad Freidrichs, Jaime Freidrichs, Brian Woodman, Paul Fehler
Trilha Sonora Original: Benjamin Balcom
Você pode ler mais sobre o filme em: The Pruitt-Igoe